top of page
Foto do escritorEditorial

Hospital faz extração inédita de órgãos para transplantes


Órgãos foram transportados para BH em ambulância do SAMU - Foto: Divulgação

O Hospital São Judas Tadeu, de Oliveira, realizou, durante a semana, sua primeira extração de órgãos em paciente com morte encefálica, a serem utilizados em transplantes. O procedimento foi realizado por uma equipe do MG Transplantes. Originalmente seriam disponibilizados coração, rins, fígado, pâncreas e córneas, mas a falta de uma aeronave para transporte rápido e imediato inviabilizou o uso do coração.


Os órgãos foram retirados de um paciente, de 36 anos, que havia evoluído para morte encefálica. A doação foi autorizada pela família do paciente e no final da tarde uma equipe do MG Transplantes chegou a Oliveira para o trabalho, trazida por um helicóptero do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais. A aeronave pousou no Estádio José Maia (local mais próximo do hospital) e por não ter condições de voo noturno, decolou em seguida para Belo Horizonte.


A equipe do MG Transplantes foi levada ao Hospital São Judas Tadeu por militares do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros e imediatamente efetuou a captação dos rins, fígado, pâncreas e das córneas, que foram transportados para Belo Horizonte em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A aeronave que poderia fazer o transporte do coração se encontrava em outra cidade, desenvolvendo a mesma função.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page