A implantação de faixas de pedestres elevadas, feita pelo Departamento Municipal de Trânsito de Oliveira (OLITRANS) na última semana, gerou comentários de vereadores durante a reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (20). A maioria dos parlamentares aprovou a medida, mas houve quem indicasse a necessidade de correções e de instalação dos dispositivos em outros pontos da cidade, principalmente em locais próximos às escolas. De acordo com a Prefeitura de Oliveira, a implantação das faixas tem como objetivo proporcionar mais segurança a pedestres.
O vereador Ederson de Souza da Silveira (MDB) parabenizou o departamento de trânsito pela instalação das lombadas em pontos importantes da cidade, como nas proximidades de escolas, proporcionando mais segurança para os alunos e funcionários dos estabelecimentos. Ele observou que a medida causou alguns transtornos, mas disse acreditar que com o tempo o trabalho do OLITRANS vai sendo aperfeiçoado. Também pediu a instalação de lombadas na Avenida Coronel Benjamim Guimarães, próximo a escolas.
Adilson José da Silva (MDB) elogiou a ação e disse ter conversado com o diretor de trânsito, Roberto Bracarense Trimolet Filho, a quem pediu a sinalização dos locais onde foram implantadas as faixas elevadas. Geraldo Nicácio Júnior (PSD) observou que as faixas elevadas representam um avanço e que a colocação dos itens de segurança era um antigo clamor da Câmara. Na avaliação do vereador, algumas não ficaram como ele e outras pessoas desejavam, mas observou ser preferível quebrar um carro que perder uma vida. Por fim, disse que o diretor de trânsito tem seu apoio e espera que ele continue fazendo intervenções em outros pontos.
Para Sirley Clécio da Silveira (PDT) a medida é interessante por ter um olhar para os pedestres, pois muitas vezes a preocupação é com os carros apenas. O vereador salientou que duas das faixas, ao invés de trazer melhorias, podem gerar mais complicação no trânsito. Uma é na esquina das ruas Osvaldo Cruz com Professor Jacoby, porque pode travar o fluxo de trânsito de quem desce a Osvaldo Cruz. Ele entende que o mais correto no local seria a reinstalação do semáforo que foi retirado. O mesmo acontece na Avenida Maracanã, próximo ao fórum, onde pode acontecer a retenção de veículos causando engarrafamento no local.
Gilmar Sebastião Cândido (PSC) observou a necessidade de novas intervenções, principalmente na Avenida Maracanã, na esquina com a Rua Mário Campos. Ele sugeriu a instalação de uma passagem elevada no local e também correções em alguns pontos onde a medida já foi adotada. Antônio Ananias de Sousa (MDB) lembrou que dias antes fez vídeos demonstrando sua preocupação com a saída de alunos de escolas da cidade. O vereador agradeceu ao departamento de trânsito e ao Executivo, em nome da Câmara, por ter atendido aos pedidos feitos pela Câmara.
Comments