top of page
Foto do escritorLeonardo Barros

Juiz de Fora sedia primeira edição paradesportiva dos Jogos do Interior de Minas Gerais


Competição reúne 272 atletas de 21 municípios nas modalidades de atletismo e natação - Imagem: Sedese

Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, vai ser a sede da primeira edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi Paradesporto) entre esta sexta-feira e domingo (4 a 6/11). Com realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e execução da Associação Mineira de Paradesporto, a competição vai reunir 272 atletas de 21 municípios nas modalidades de atletismo e natação.


Ao todo, o Jimi Paradesporto vai envolver 512 pessoas entre comissão técnica, arbitragem, coordenação, staff, além dos paratletas. Todo o evento será acompanhado por intérpretes de libras, enquanto as provas de natação poderão ser vistas, ao vivo, por meio do site da competição.


“O Jimi Paradesporto tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco no esporte de participação para pessoas com deficiência. Nossa intenção é desenvolver as modalidades paradesportivas no estado, despertando talentos que até então não tenham tido a oportunidade de se desenvolverem”, explicou José Francisco, o Pelé do vôlei, subsecretário de Esportes da Sedese.


Os atletas vencedores e seus técnicos receberão medalhas com inscrições em braile e a delegação de destaque também vai levar para casa um troféu. Os resultados do atletismo serão homologados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e ainda será criado um ranking com índice técnico para o próprio Jimi. Todos os inscritos também vão ganhar camisetas em alusão ao evento.


Mais apoio


Além de realizar o evento, a Sedese custeou e forneceu toda a estrutura como hospedagem e alimentação (café, almoço e jantar) de todos os municípios inscritos, com exceção da cidade sede, que vai ser convidada para um almoço no sábado (5/11). Vai ser montada uma tenda para a realização de avaliações físicas no intuito de contribuir com a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Ao todo, oito bancas de classificação funcional estarão presentes, sendo a maior banca já realizada em eventos no estado.


Capacitação


Durante o Jimi vai ocorrer, de forma gratuita, a Capacitação Paradesportiva de Introdução ao Atletismo e Natação para pessoas com deficiência, programa que tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, foram realizadas 50 inscrições. Haverá ainda um curso de capacitação da equipe de arbitragem. “Ele será ministrado por profissionais do paradesporto e ficará como um legado para o esporte mineiro”, resumiu Pelé.


Veja a programação completa neste link.

0 comentário

Comments


bottom of page