top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Loucos Varridos Por Liberdade


Integrantes do bloco durante ensaio técnico de encenações.

 

O bloco oliveirense Loucos Varridos, que completa 30 anos de existência no carnaval deste ano, vai abordar o tema “Loucos Varridos Por Liberdade”. Segundo o idealizador Márcio Gato, o tema é uma criação poética que se inspira na luta de Tiradentes e importantes personagens da Inconfidência Mineira que, por intermédio de seus ideais libertários no Século XVIII, marcaram fortemente a luta pelo fortalecimento e emancipação do Estado de Minas Gerais, perante o fisco monetário imposto pela Coroa Portuguesa.


O desfile está marcado para as 17h de domingo (11), com concentração às 16h em frente à Prefeitura. O bloco contornará a Praça XV de Novembro em direção ao Palco 01, onde haverá um show musical com Márcio Gato e convidados.


Márcio explica que o bloco pretende circular com o espetáculo itinerante e brincante, levando para a população de Oliveira uma interpretação da saga de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e seus companheiros na importante luta libertária de Minas Gerais, frente às imposições feitas pela Coroa Portuguesa, relacionadas às riquezas minerais existentes no estado e traficadas para o país colonizador, Portugal.


“Em nossas alegorias, o bloco associa nossas lutas cotidianas por direitos libertários à Inconfidência Mineira, movimento que ocorreu há 235 anos, em que importantes personalidades mineiras orquestraram uma conspiração para libertar nosso estado do severo confisco que era imposto pelo país colonizador e extrativista. Dentre esses conspiradores haviam escritores, trabalhadores, pensadores, juristas, que não aceitavam serem extorquidos pelos portugueses, que levavam nossas riquezas e escravizavam povos. Em nossas reivindicações, buscamos a cultura da paz, liberdade de sermos quem somos e de ir e vir”, ressalta Márcio Gato.


Ele diz ainda que existe a pretensão do bloco trabalhar com a comunidade escolar oliveirense, durante todo o ano, com conteúdos históricos que abordam o tema da Inconfidência Mineira, fatos, mitos, ritos e com projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolvendo atividades socioculturais nas escolas que trabalham com público de ensino fundamental, do quinto ao oitavo ano, e também ensino médio, além da Fundação Educacional de Oliveira (FEOL) e outras instituições de arte e educação.


Ele lembra que o Loucos Varridos foi criado em Oliveira para ser mais uma atração cultural por meio do resgate de patrimônios imateriais da cultura carnavalesca de Minas Gerais. Durante 30 anos os cortejos foram realizados em diversos bairros de Oliveira, além da Praça XV de Novembro, levando para as comunidades folias carnavalescas, nas quais as pessoas que trabalham para o bloco desenvolveram também oficinas de construção de alegorias, cenários, figurinos, bonecos gigantes, contribuindo para a formação de profissionais da área carnavalesca na preparação de blocos caricatos, resgate de identidades culturais, formação de públicos brincantes, e para que essas manifestações se solidificassem durante as saídas do bloco, além dos shows com diversificações de ritmos e estilos musicais.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page