Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), dados de uma pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que em 2022, 18,6 milhões de mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil, o que equivale a 14 agressões por minuto. Entre as mulheres agredidas, 45% ficaram em silêncio e uma grande parcela sofreu pelo menos quatro agressões durante o ano. Entre as mulheres divorciadas, a média subiu para nove agressões.
Em relação a casos de violência sexual, o Brasil atingiu o maior índice da série histórica em 2022, com 46,7% das mulheres tendo sido vítimas desse crime. Dentre elas, 33,4% com mais de 16 anos sofreram violência sexual de parceiros íntimos ou ex-companheiros em algum momento da vida. A taxa é muito superior à média global, de 27%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em casos de violência, a vítima pode solicitar ao delegado de polícia ou ao promotor de justiça uma medida protetiva contra o agressor. O boletim de ocorrência pode ser registrado pela internet. Caso a medida seja descumprida, a polícia ou a guarda municipal devem ser acionadas imediatamente.
Comments