A empresa Arteris, concessionária que administra a Fernão Dias, informou que pelo menos 980 mil veículos deverão trafegar pela rodovia que liga Belo Horizonte (MG) a São Paulo (SP) entre os dias 6 e 9 de abril, feriado de Páscoa. No período, será realizada uma operação especial de tráfego. Equipes extras estarão em pontos estratégicos da rodovia e haverá sinalização em trechos específicos ao longo dos 562 quilômetros administrados. Os horários e dias de maior movimento serão: quinta-feira (6/4) – das 16h às 21h; sexta-feira (7/4) – das 6h às 12h; domingo (9/4) – das 16h às 21h e segunda-feira (10/4) – das 6h às 11h.
O pico previsto na saída do feriado será na quinta (6) e sexta-feira (7), com 304 mil e 239 mil veículos, respectivamente. No retorno, 271 mil veículos são esperados no domingo (9). A expectativa é que o fluxo seja mais intenso no trecho paulista entre Guarulhos e Bragança Paulista e no trecho mineiro entre Contagem e Itatiaiuçu.
O ritmo de obras nas pistas também será alterado no período. Na região entre Bragança Paulista e Atibaia, onde a concessionária trabalha na construção de faixas adicionais, os canteiros de obras estarão isolados do tráfego e não haverá interdição de faixa durante o feriado.
Toda a operação da Arteris Fernão Dias é coordenada a partir do Centro de Controle Operacional em Pouso Alegre/MG. De lá, os operadores controlam o tráfego 24h com suporte de 334 câmeras de monitoramento e recursos alocados em doze bases operacionais, como ambulâncias, guinchos, veículos de apoio e viaturas de inspeção. Todo o trecho é interligado por fibra ótica, facilitando a comunicação e o acionamento de painéis de mensagens eletrônicos.
A concessionária alertou sobre o cinto de segurança, cuja utilização é indispensável, tanto que é obrigatório por lei, inclusive em ônibus, vans e outros veículos de transporte coletivo. No caso de bebês e crianças, o responsável deverá levar em consideração as normas vigentes previstas na Lei 3.267/19 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ainda de acordo com o próprio CTB, todas as pessoas que estiverem dentro do veículo, inclusive nos bancos traseiros, devem estar com o cinto para estarem seguros durante todo o trajeto.
Nas praças de pedágio da Fernão Dias já é possível pagar a tarifa pelo método de aproximação. Ao passar pelas cabines manuais, basta o usuário aproximar o seu cartão habilitado da máquina de débito para que o pagamento seja efetuado. Smartphones e smartwatches adaptados à tecnologia de comunicação por proximidade, conhecida como NFC, também podem ser utilizados. A tarifa básica para automóveis é de R$2,80. Motos pagam R$1,40. Veículos comerciais pagam conforme o número de eixos.
Comments