Assessoria de Comunicação Lucas Lasmar
Lucas Lasmar, com Nalton Moreira, direção e professores da escola.
No último dia 4 de janeiro, o deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) se reuniu com a diretoria e professores da Escola Estadual Mário Campos e Silva para compartilhar uma notícia animadora: a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) deram parecer favorável para a transferência do imóvel da escola para a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Essa transferência é uma etapa fundamental para início das reformas necessárias no prédio. Durante a reunião, o deputado entregou à direção da Mário Campos uma cópia da documentação que autoriza a transferência.
O Projeto de Lei (PL1282/2023), que solicita a transferência do imóvel da FHEMIG para a SEE/MG, foi proposto por Lucas Lasmar. A Escola Estadual Mário Campos e Silva, localizada na Rua Oswaldo Cruz, 289, no Bairro de São Sebastião, ocupa uma área de 11.500 metros quadrados, com 3.629 metros quadrados de área construída. No ano passado, a escola tinha 24 turmas, 18 no turno diurno, com 473 alunos do sexto ao nono ano, e 6 turmas no turno noturno, com 147 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A vice-diretora da escola, Lázara Santos, expressou seu entusiasmo com a notícia da transferência: “Estávamos desestimulados com a retirada do ensino integral da Mário Campos, com o encaminhamento das turmas de sexto ano para outra escola e com a perda de funcionários que tiveram de completar sua carga horária em outras unidades escolares. Por isso, a notícia trazida pelo deputado Lucas Lasmar nos deixou de alma nova e nos encheu de esperança de que tudo voltará a ser como antes.” A professora Eloísa Rodrigues também se mostrou otimista: “A possível transferência da Mário Campos para a Secretaria da Educação significa que a reforma da escola está cada vez mais próxima”.
Sem a intervenção do deputado Lucas Lasmar, a Escola Estadual Mário Campos e Silva teria fechado as portas no final do ano. Desde agosto de 2023, quando a Superintendência Regional de Educação de Divinópolis anunciou o fechamento da escola, o deputado estadual trabalhou incansavelmente para reverter a decisão. Ele se reuniu com a comunidade escolar em Oliveira, solicitou laudos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para avaliar o estado do prédio, e se encontrou várias vezes com o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, para negociar o cancelamento do fechamento.
O deputado Lucas Lasmar também promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que contou com a presença de representantes do Governo do Estado e uma forte presença da comunidade escolar, que se opõe ao fechamento da tradicional escola oliveirense.
Lucas Lasmar acredita que seu Projeto de Lei (PL1282/2023) será aprovado rapidamente na ALMG. “Em breve, teremos um projeto de reforma da Escola Mário Campos para garantir a segurança de alunos, funcionários e professores. Engenheiros do Governo do Estado já estão em conversação com a equipe da Prefeitura para planejar as obras. Vamos trazer de volta o sexto ano para a Mário Campos. Sabemos a importância desta escola, que atende o Alto São Sebastião e outros 12 bairros na região. Temos que valorizar esta escola que tem um papel tão importante na história de Oliveira."
Comments