As aves estavam sem água, comida e espaço para se movimentarem.
Duas maritacas que eram transportadas em um carro, dentro de uma caixa de sapatos, foram resgatadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-381, em Oliveira. O motorista, de 38 anos, foi abordado na quarta-feira (14), durante uma fiscalização de rotina na rodovia Fernão Dias. A caixa com as aves estava no assoalho do carro.
Conforme a PRF, as maritacas estavam sem alimento, água e espaço para se movimentar. Além disso, elas não tinham anilha de identificação, o que levou os policiais a concluir que se tratava de pássaros capturados na natureza. Entretanto, o condutor afirmou que havia comprado os pássaros em Campo do Meio, no Sul de Minas, e que os levaria para Belo Horizonte.
Ainda segundo a PRF, nesta situação foram constatados os crimes do Art. 29 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre) e do Art. 32 (Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres), ambos da Lei de Crimes Ambientais de 1998. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem deverá comparecer à Justiça para as demais providências. As aves foram apreendidas e encaminhadas para a Polícia Militar Ambiental de Oliveira.
Comments