top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Minas registra redução de crimes no Carnaval


Marcelo Praxedes/PMO

Foliões participam de show na Praça XV.

Apesar das aglomerações, número de crimes diminuiu em todo o estado.

 

O empenho do governo de Minas em fazer do Carnaval da Liberdade o mais seguro do país teve saldo positivo neste ano, segundo avaliação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). De acordo com o órgão, mesmo com aumento de público, todos os crimes monitorados pelas forças de segurança do Estado, durante os quatro dias de folia, tiveram queda, tanto em Belo Horizonte quanto no interior.


A redução alcança índices de até 47,8%, como é o caso do número de celulares roubados na capital mineira, que caiu de 94 para 49 na comparação com o Carnaval do ano passado. Os dados foram apresentados, em entrevista coletiva no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com as presenças do governador Romeu Zema (Novo), secretários e autoridades da segurança de Minas.


De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, a sensação de segurança foi bem avaliada pelos foliões que vieram de outras cidades e estados, na capital e no interior de Minas: 78% dos visitantes atribuíram as classificações de "muito bom" a "ótima" para este quesito, pontuando entre sete e dez em uma escala de zero a dez.


Os registros gerais de roubo tiveram redução de 31,5% e os de furto, de 31,4%, em todo o estado. Foram 1.296 furtos a menos em Minas durante o Carnaval, na comparação com o ano anterior. Os dados de importunação sexual caíram 36,8%, diminuindo de 76 ocorrências no ano passado para 48, no mesmo período deste ano. Parte das vítimas tem idade entre 18 e 30 anos.


Durante a festa, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) empregou todo seu efetivo, cerca de 36 mil homens e mulheres, no policiamento. Além disso, a instituição agregou tecnologias para auxiliar na atividade policial. O planejamento desenvolvido pela instituição incluiu o reforço de policiais militares não só nas cidades, mas em áreas de balneários e rodovias, para garantir a segurança dos foliões e da população em geral, que optou por viajar nesse período ou realizar outras atividades de lazer.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page