Em Minas Gerais, mais de 11 milhões de pessoas participaram do carnaval deste ano, segundo balanço divulgado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT). Em Belo Horizonte foram cinco milhões de pessoas participando da folia. Pelo menos 1,6 mil eventos carnavalescos foram registrados pelo governo, dentre os quais cerca de 900 eram blocos de rua. De acordo com o balanço, foram movimentados 1,5 bilhão em todo o Estado.
Na segurança, o saldo da festa foi considerado positivo, com redução de roubos, acidentes de trânsito e casos de violência, o que coloca Minas Gerais entre os carnavais mais seguros do Brasil. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) informou redução de 75,2% no número de roubos, em comparação com o carnaval de 2020, o último realizado oficialmente, devido às medidas de combate à covid-19. Foram 603 ocorrências naquele ano e 149 em 2023. Em relação aos furtos, a queda foi de 57,7%, com 1.750 registros no Carnaval deste ano, contra 4.142 em 2020. Os crimes de importunação sexual caíram de 51 para 38 ocorrências, acompanhados por redução de 33% e 45% nos crimes de estupro.
Nas estradas, o carnaval também foi mais seguro, com a redução em torno de 47% dos acidentes fatais. O índice é atribuído a ações preventivas, como a apreensão de 1,5 mil veículos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a prisão de 1,1 mil motoristas por embriaguez ao volante.
Comments