Programa promove educação consciente sobre dilemas sociais enfrentados por estudantes
O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da promotoria de justiça em Oliveira, em parceria com o pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), poder Judiciário, Secretaria Municipal de Educação e Diocese de Oliveira, está desenvolvendo o Projeto “Escritores da Liberdade”. A iniciativa tem o lema “Construa a paz, aposte no conhecimento, escreva seu futuro” e seu principal objetivo é a prevenção ao uso de drogas, resgate de valores familiares e escolares, cultura da paz, incentivo ao estudo e ao conhecimento.
O público-alvo do projeto são os estudantes de escolas públicas e particulares de Oliveira, do distrito de Morro do Ferro e São Francisco de Paula que estejam cursando o oitavo e o nono anos do ensino fundamental e todo o ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, abrangendo cerca de 2.800 alunos. O projeto está sendo desenvolvido em quatro etapas, sendo a primeira a realização de palestras pela promotora de justiça Josiane Moreira Soares Malaquias, e pelo tenente do Corpo de Bombeiros, Antônio Márcio Vaz Souza.
Conforme informou a promotora de justiça o projeto nasceu da necessidade e vontade de orientar e aconselhar os adolescentes e jovens a escolherem bons caminhos, valorizar o conhecimento e lutar pelos seus sonhos. Já foram ministradas 14 palestras em diversas nas escolas estaduais e particulares. Nas palestras, é enfatizado que o uso da droga não tem final feliz e que os finais reais não são publicados nas redes sociais, que a vida começa a dar errado quando os adolescentes e jovens desobedecem aos pais e professores entre outros temas. Nos encontros a promotora de justiça e o tenente Vaz mostram a realidade para os jovens, narrando casos verdadeiros e as próprias experiências pessoais e profissionais.
A segunda etapa consiste na exibição do filme “Escritores da Liberdade”, no qual o projeto é baseado. Os recursos destinados a custear a ida dos estudantes ao cinema, o lanche e compra de caderno para um diário, para os das escolas públicas, foram disponibilizados pelo fórum de Oliveira, por meio do Juízo da Execução de Pena, Adelardo Franco de Carvalho Júnior, que direcionou o dinheiro ao CONSEP, representado por seu presidente, Washington José da Silveira, e demais membros da diretoria. O valor foi repassado ao projeto, em razão do objetivo de prevenção ao uso de drogas, medida que colabora para a diminuição da criminalidade.
A terceira etapa do Projeto se iniciará ainda no mês de agosto, com o concurso de redação, sendo que a premiação será feita por escolas, e com a escrita dos diários pelos alunos, em parceria com os professores de português, redação e literatura. O objetivo é o fortalecimento do autoconhecimento, da autoestima, a exposição de sentimentos e o resgate de valores, além do desenvolvimento da leitura e escrita. Os professores são, portanto, peças-chave para a continuação do projeto em cada escola.
De acordo com Josiane Malaquias, o projeto, que partiu de iniciativa da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Oliveira, já está rendendo frutos muito positivos para os estudantes da cidade, e o sucesso do mesmo vem do empenho de todos os parceiros, principalmente do tenente Antônio Vaz, e do bombeiro Rafael Fávero Silva, além de diretores, professores e funcionários das escolas. Ela destacou ainda a participação dos alunos, que acolheram os palestrantes com respeito e carinho, e abraçaram a iniciativa.
Comments