top of page
Foto do escritorEditorial

Município assina convênio que beneficia a pecuária

Plano consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos


Foto: CONAFER

Projeto busca melhorar rebanhos de pequenos produtores rurais.


A Prefeitura de Oliveira assinou um acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) para a implantação, no município, do Programa Mais Pecuária Brasil. O plano consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte para os pequenos produtores, por meio de inseminação artificial. Os sêmens usados são produzidos e doados gratuitamente pela multinacional Alta Genetics, líder mundial no mercado de melhoramento genético bovino. O lançamento oficial do programa em Oliveira acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro.


Pelo acordo, a CONAFER disponibilizará a assistência técnica veterinária dos animais pelo período de quatro anos, com acompanhamento da gestação, sem custo para o produtor rural, podendo esse prazo ser prorrogado. Para se cadastrar no programa os produtores rurais de Oliveira deverão procurar o escritório local da EMATER–MG, que funciona junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no Parque João Reis. Os interessados devem estar portando os documentos pessoais, o número do cartão do IMA e a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), sendo esta não obrigatória.


O lançamento do programa no município acontecerá no dia 29 de setembro no Espaço Vida Ativa, situado à Rua Cacá Lobato, 99, Bairro Oscar Faria Lobato, em Oliveira, de 13h às 15h. No dia 30 o lançamento será na Fazenda Patrimônio, no distrito de Morro do Ferro. Os dois eventos contarão com a presença de técnicos da CONAFER e demais parceiros que falarão sobre o funcionamento do programa e a importância das questões sanitárias e nutricionais. Após o lançamento, acontecerá o cadastramento dos produtores interessados em fazer parte do programa.


O convite para o lançamento é direcionado a todos os produtores rurais de Oliveira e Morro do Ferro que criam gado de corte ou de leite e queiram conhecer melhor o Programa Mais Pecuária Brasil, inédito na região, mas amplamente difundido em todo o Brasil. Desde o lançamento do programa no Brasil, dezenas de municípios brasileiros selaram oficialmente acordos de cooperação técnica com a CONAFER. Isto demonstra a dimensão que tomou o Mais Pecuária Brasil, um programa inédito de biotecnologia reprodutiva que entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos. Uma revolução na produção pecuária familiar brasileira.


A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da Alta Genetics, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page