top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Município planeja instalação de coletores de lixo


Prefeitura de Oliveira

Flávia e Célio (direita) com a secretária Anna Marcelos, em Cláudio.


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) está avaliando a possibilidade de implantar um projeto de coleta de lixo com utilização de containers plásticos. Uma equipe da Secretaria, acompanhada pelo diretor de vigilância sanitária, Célio Willian Ferreira Damaceno e dois vereadores, esteve na cidade de Cláudio, onde um programa semelhante já foi implantado e vem dando bons resultados. A ideia é criar um projeto experimental em Oliveira para analisar os resultados.


No último dia 19 de julho, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Flávia Maria Reis Almeida, acompanhada pela engenheira florestal Fernanda Cristina de Andrade, pela engenheira ambiental Juliana Lisita de Souza Mattos, Célio Damaceno e os vereadores Adilson José da Silva (MDB) e Geraldo Nicácio Júnior (PSD), estiveram na cidade de Cláudio onde puderam conhecer o projeto implantado na cidade. Eles foram recebidos pela secretária de Meio Ambiente e Agricultura do município, Anna Caroline Marcelos, que forneceu detalhes sobre o processo de implantação do sistema de coleta e os resultados obtidos.


O processo de coleta consiste na utilização de containers plásticos com capacidade de mil litros, onde é depositado o lixo comum, que depois é recolhido pelos caminhões de coleta. O objetivo é evitar que os resíduos sejam colocados nas calçadas de maneira incorreta e que os sacos onde o material é depositado seja aberto ou rasgado, espalhando o lixo pelo chão. Em Cláudio já foram adquiridos pela Prefeitura mais de 100 containers, que foram distribuídos em diversos pontos da cidade. Na avaliação de Anna Marcelos, o resultado tem sido positivo.


De acordo com Flávia Reis, a intenção é iniciar o projeto em Oliveira com aproximadamente 30 lixeiras. A secretária pretende fazer um mapeamento dos locais onde podem ser instaladas as lixeiras e para isso vai pedir auxílio aos servidores que trabalham na coleta de lixo, no sentido de identificar os pontos de maior necessidade. Após a colocação desses containers, será feita uma avaliação dos resultados alcançados. Em caso de resultado satisfatório, o número será aumentado gradativamente.


A secretária explicou que o fato do projeto estar funcionando bem em Cláudio não significa que também funcionará em outros locais, já que cada cidade tem um jeito diferente. Flávia Reis observou que Oliveira possui algumas peculiaridades, uma delas em relação aos atos de vandalismo que têm ocorrido em alguns pontos e que representam uma preocupação quanto à instalação das lixeiras. Ela acrescentou que, embora a utilização dos containers apresente aspectos positivos, existem alguns pontos que precisam ser observados, como o custo do material, em torno de R$ 2.500,00 cada unidade, além dos custos de manutenção e o risco de incêndio, entre outros.


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem realizado ações no sentido de evitar o descarte irregular de lixo. Recentemente foram instaladas placas de educação ambiental ao longo da Avenida Pinheiro Chagas, para conscientizar os moradores e comerciantes a não jogarem lixo no canteiro central. Nos próximos dias também deverá ser posta uma lixeira na Praça Pinto Machado, região central da cidade, onde o lixo tem sido depositado na calçada.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page