Trabalho inclusivo orienta pais e treina equipes técnicas - Foto: Florence Assis
O nascimento de duas crianças com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) transformou a vida da médica oliveirense Florence de Oliveira Assis Lavorato da Rocha. Mãe de cinco filhos, cirurgiã cardiovascular e comunicadora, ela passou a dedicar parte de seu tempo ao estudo do autismo. Florence e o marido - procurador do Estado do Rio Grande do Sul - Gustavo Castro Lavorato da Rocha, que moram em Belo Horizonte, também auxiliam famílias de pessoas com TEA e orientam profissionais de diversos segmentos, trabalho desenvolvido por meio do projeto “Montando um Time”, idealizado pelo casal.
Florence Assis, terceira filha do casal Teodoro de Assis Silva (Durico) e Wilma Antônia de Oliveira Silva, é mãe de Benício, 8 anos, dos gêmeos Theo e Lucca, 7, de Mario, 4, e Filippo, 3, os dois mais novos diagnosticados com TEA. Quando residia na cidade de Santo Ângelo (RS) ela criou o Montando um Time como um Instagran de família. A ideia do nome surgiu por causa dos cinco filhos e de uma sexta gestação.
Segundo Florence, o projeto tem hoje dois braços. Um deles oferece assessoria pessoal, dada inicialmente para acalentar e orientar as famílias no momento em que recebem o diagnóstico do TEA. As orientações são sobre questões jurídicas, convênios de saúde mais adequados, indicações de terapeutas, psicólogos e outros profissionais. Atualmente, a médica oliveirense faz pós-graduação em autismo em Miami, nos Estados Unidos. Também faz mentoria do médico pediatra Thiago Castro, especialista em neurociência do autismo, pós graduando em tratamento do autismo.
Para se dedicar ao projeto e às consultorias, pelas quais Florence cobra um pequeno valor, ela deixou de atender seus pacientes e realizar cirurgias no período da tarde. Ela também participa de diversos cursos e ministra palestra sobre autismo. No dia 1º de agosto ela vai estar em Oliveira para mais uma palestra. Florence e Gustavo têm também um canal no YouTube, por meio do qual entrevistam profissionais de diferentes áreas, sempre abordando temas relacionados ao TEA.
O outro braço do Montando um Time é o empresarial, treinando ambientes como consultórios dentários, padarias, restaurantes, salão de cabeleireiro e outros estabelecimentos. Uma equipe formada por Florence, uma terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e uma psicóloga vai a esses locais, identifica o que pode ser feito e treina profissionais e pessoas que trabalham nestes ambientes, capacitando-os para agir com pessoas autistas e suas famílias. Depois do treinamento o estabelecimento recebe um selo, e após visitas periódicas para avaliação dos serviços oferecidos, é concedido um certificado de ambiente inclusivo, mostrando que naquele local existem pessoas capacitadas a receber autistas.
Comentarios