A médica examinadora que trabalha no ambulatório de saúde ocupacional da Prefeitura de Oliveira, Nancy Ferreira de Sousa Silva, foi sabatinada por vereadores na reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (3). Ela foi convocada a pedido do vereador Antônio Ananias de Souza (MDB) para prestar esclarecimentos sobre os procedimentos adotados na realização de exames nos candidatos aprovados no concurso público promovido pela Prefeitura em 2022. Os parlamentares fizeram diversos questionamentos à profissional.
De acordo com Antônio Ananias, a convocação da médica foi feita devido ao grande número de reclamações de candidatos aprovados, principalmente em relação aos pedidos de exames, alguns deles complementares, e encaminhamentos para médicos especialistas. O vereador observou que muitos desses procedimentos são pagos, não sendo oferecidos pelo SUS, e que em diversos casos os aprovados têm encontrado dificuldades para arcar com os custos. Ele e outros parlamentares solicitaram à Nancy Silva menos rigor na exigência de exames e outros procedimentos.
Segundo a médica examinadora, que ingressou na Prefeitura de Oliveira como servidora efetiva em 2016, após ter sido aprovada em um concurso público, os pedidos de exames são feitos de acordo com cada cargo que o candidato vai ocupar e após avaliação médica podem ser solicitados outros. Nancy Silva disse ainda que, de acordo com a necessidade, muitas vezes é solicitada também uma avaliação de um especialista, observando que isto é muito importante, já que concurso público é coisa muito séria.
Nancy acrescentou que todos os procedimentos adotados por ela estão previstos no edital do certame e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de Oliveira. A médica esclareceu que para ser liberado para o trabalho, o paciente precisa estar em condições plenas para exercer suas funções no momento em que é feito o exame. Um dos objetivos é evitar que ocorram acidentes com o servidor. Ela salientou que, independentemente de tomar posse em um concurso público, a pessoa tem que cuidar da saúde, fazer exames complementares, passar por acompanhamento com especialista, consultas e exames de rotina.
Com relação aos exames pagos pelos aprovados, a médica disse que orienta seus pacientes a apresentarem exames feitos pelo SUS e sempre que possível tenta agendar consultas e exames nos postos de PSF. Quando tem oportunidade também encaminha pacientes para exames no Centro de Especialidades Médicas e que nunca pede a realização de exames no sistema particular. Questionada, disse não receber nenhum tipo de pressão para facilitar ou dificultar o ingresso de candidato aprovado e que não aceita qualquer interferência em nenhuma de suas avaliações médicas. Nancy ainda respondeu a diversas indagações feitas por vereadores em relação ao seu trabalho como médica examinadora, algumas delas de situações específicas de alguns trabalhadores, cujos nomes não foram apresentados.
Comentarios