Quem nunca se pegou irritado tentando solucionar um problema com call centers, ficando horas e horas em uma ligação? Em contrapartida a situações como essa, o uso da IA promete revolucionar a forma de solucionar problemas dentro das empresas e facilitar todos os processos de produção. Uma pesquisa da CX Trends da Zendesk mostra que 75% dos consumidores acreditam que a IA já está transformando a forma como as empresas oferecem serviços, e constatou que 42% dos entrevistados preferem lidar com um chatbot do que com um humano quando o objetivo é resolver um problema simples. Segundo a PwC, a inteligência artificial pode criar cerca de 2,7 milhões de empregos líquidos no Reino Unido até 2037. Já a Accenture estima que a IA pode aumentar a produtividade em até 40% e ser responsável por um crescimento de US$ 14 trilhões no PIB mundial até 2035.
É um medo comum que a IA substitua a mão de obra em algumas profissões. Um relatório do World Economic Forum estima que, até 2025, a automação pode levar à perda de 85 milhões de empregos em todo o mundo. Contudo, essas substituições podem ser vistas como uma oportunidade de aperfeiçoamento e transição para novas profissões. O mercado de trabalho está mudando, e é necessário que acompanhemos essas mudanças. É indiscutível a forma como a tecnologia está presente em nosso dia a dia, assim como é indiscutível a necessidade de nos adaptarmos e nos profissionalizarmos de acordo com esse novo modo de trabalho.
O uso da IA tem por objetivo auxiliar os seres humanos para que os serviços prestados sejam cada vez melhores. Ver a IA como uma concorrente é uma luta desnecessária. Devemos nos especializar e aprimorar nossos conhecimentos para acompanharmos as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho. Devemos nos preparar para os desafios e oportunidades gerados pela Inteligência Artificial.
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