Com o advento das mídias sociais, tornou-se ainda mais notória a forma como a opinião coletiva influencia a opinião individual. As fake news se espalham em velocidade recorde, e a cultura do cancelamento também está presente. Uma pesquisa nacional intitulada "Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade na Internet", realizada pelo DataSenado em parceria com as ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, destaca que, em média, 83% dos brasileiros acreditam que as redes sociais têm muita influência sobre a opinião das pessoas.
As redes sociais deram voz a milhares de pessoas que nunca conseguiriam expressar suas opiniões e alcançar tantas pessoas de outra forma. Do outro lado da população, estão aqueles que são bombardeados com inúmeras informações e devem filtrar no que acreditar e o que defender. Como formadores de opinião, é nosso papel levar ao público sempre a verdade e oferecer dois viés de pensamento. Como leitores, devemos sempre buscar os dois lados de qualquer história vista na internet e nunca divulgar uma informação sem ter certeza de sua veracidade.
As redes sociais têm um poder gigantesco, tanto para o bem quanto para o mal. O que é divulgado nas redes interfere de forma direta na vida real e nos relacionamentos humanos. O poder digital não está centralizado na mão de grandes influenciadores, mas na mão de cada pessoa que ajuda a divulgar uma ideia. Ter consciência desse poder e fazer bom uso dele pode transformar o mundo em que vivemos. A opinião pública se forma através da opinião de cada um de nós!
Comments