Após dois anos, o desfile e o povo voltaram à Praça XV. População compareceu para apreciar o desfile.
Os 161 anos de elevação de Oliveira ao nível de cidade foram comemorados na segunda-feira (19), com o tradicional desfile cívico pela Rua Direita e Praça XV. Depois de dois anos suspensa em razão da pandemia de Covid-19, a celebração de aniversário da cidade reuniu autoridades e convidados para acompanhar a passagem de estudantes e funcionários de escolas do município, veículos das forças de segurança, soldados do Tiro de Guerra e representantes de diversos segmentos. Um show musical durante a Festa do Peão de Oliveira, que aconteceu no parque de exposições, também foi incluído nas comemorações.
Com mais de uma hora de atraso, a cerimônia teve início com o hasteamento de bandeiras em frente ao palanque armado na Praça XV de Novembro. O deputado estadual Sávio Souza Cruz (MDB) hasteou a bandeira do Brasil. A secretária municipal de Educação, Andreia Pereira da Silva, fez o hasteamento da bandeira de Minas Gerais e a prefeita Cristine Lasmar (MDB) a bandeira de Oliveira. O Hino Nacional Brasileiro foi interpreto pela cantora Luciana Andrade.
Em seguida Cristine Lasmar falou de sua alegria em poder comemorar novamente o aniversário de Oliveira, depois de dois anos. Ela pediu união, para que a cidade possa continuar progredindo em todos os aspectos. A mandatária disse que muitos dos compromissos assumidos por ela com a população foram cumpridos e outros estão em andamento. A prefeita citou, entre outras ações de combate às enchentes, a implantação do serviço de hemodiálise no Hospital São Judas Tadeu e as melhorias na área de saúde. Ao final, anunciou a construção de uma nova creche no Bairro Dona Figuinha.
Orador oficial, Sávio Souza Cruz lembrou as inúmeras vezes em que esteve na cidade cumprindo diversos compromissos. Ele disse que naquele dia fez um passeio diferente, percorrendo pontos do espaço urbano de Oliveira, como as avenidas, ruas e praças, as academias ao ar livre, a Praça XV com seus sobrados, a matriz e outros. O parlamentar comentou sobre as obras executadas, a implantação do SAMU e do Corpo de Bombeiros, dos avanços obtidos, entre outras, nas áreas da saúde e educação. Citou figuras de destaque e ao final falou que no fim do ano se afastará da Assembleia Legislativa, mas não de Oliveira, onde quer estar presente nos próximos aniversários.
Na sequência aconteceu o desfile, aberto por motos e viaturas da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e outros órgãos. Também desfilaram soldados do Tiro de Guerra, alunos e funcionários das escolas públicas e particulares, acompanhados por fanfarras. Várias delas apresentaram como tema o meio ambiente e a reciclagem de materiais. Representantes de entidades assistenciais e diferentes segmentos, como da arte e do esporte, participaram do desfile, assim como um grupo de cai n’águas, símbolo do Carnaval oliveirense, e outro de motociclistas. Devido ao forte calor e longo tempo de espera, algumas pessoas se sentiram mal. Pelo menos uma delas, uma senhora, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.
A dupla Alysson & Adysson, irmãos que foram semifinalistas do programa “The Voice Brasil”, da TV Globo, encerrou as comemorações, em show realizado no Parque de Exposições, no início da noite.
Comentários