Festa teve boa presença de público e participações institucionais
O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro em Oliveira aconteceu na manhã de quarta-feira (7) e marcou a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Depois de dois anos suspenso, em função da pandemia de Covid-19, o ato reuniu dezenas de professores e alunos de escolas públicas e particulares, veículos de órgãos de segurança e representantes de diferentes segmentos. A grande novidade foi a presença de atiradores do Tiro de Guerra, que voltaram a desfilar depois de 33 anos, desde o encerramento de suas atividades em 1989.
A solenidade foi aberta com o hasteamento de bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro. Sob o olhar de autoridades no palanque oficial e das pessoas que acompanhavam o ato, a prefeita Cristine Lasmar (MDB) hasteou a bandeira do Brasil, o subtenente Edmar de Oliveira Ribeiro, instrutor do Tiro de Guerra (TG) 04-017 hasteou a bandeira de Minas e a bandeira de Oliveira foi hasteada pela secretária municipal de Educação, Andreia Pereira da Silva. Em seguida foi executado o Hino da Independência.
O orador oficial da cerimônia seria o ex-prefeito Ronaldo Resende, mas ele não compareceu por motivos de saúde. Coube, então, ao subtenente Edmar Ribeiro, do TG, discursar durante a solenidade. Ele destacou a importância da data e disse que o Brasil é formado pelas mais diversas matizes dos mais diversos rincões, e também tem sua representatividade em Oliveira. O comandante da unidade agradeceu à prefeita Cristine Lasmar, diretora do TG, por ter reativado o Tiro de Guerra e salientou que nos poucos meses de seu retorno, a corporação já fez muitas coisas pela população. Ao final, agradeceu o carinho da população e boa recepção ao TG, a ele e sua família.
O desfile foi iniciado pelas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma delas conduzindo o juiz de paz de Oliveira e um dos coordenadores das comemorações da Semana da Pátria, Antônio Carlos Barcelos. Em seguida passaram diante do público e das autoridades viaturas que atendem ao Presídio Doutor Nelson Pires.
Na sequência veio o cidadão Geraldo Laranjo, portando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e estudantes de escolas da cidade com as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Oliveira.
Também participaram do desfile funcionários e pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), acompanhada por uma fanfarra. Em seguida desfilaram alunos, professores e funcionários de escolas públicas e particulares, servidores de secretarias municipais e de outras entidades assistenciais do município. Algumas escolas contaram com as presenças de balizas e fanfarras, uma tradição dos desfiles cívicos da cidade.
Após o desfile, um grupo de apoiadores da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou um ato na Praça XV de Novembro, seguido de carreata.
Comments