Município conta com mais de 31 mil eleitores aptos a votar
O juiz eleitoral Adelardo Franco, com as urnas que serão usadas no município de Oliveira.
Neste domingo, dia 2 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições de 2022, os brasileiros vão às urnas para escolher os novos governantes no país. Neste ano estarão em disputa cinco cargos. Em Oliveira, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de agosto deste ano, 31.335 pessoas estavam aptas a votar. A apuração dos votos será feita no cartório eleitoral, sob a coordenação do juiz eleitoral Adelardo Franco de Carvalho Júnior. A previsão é de que a totalização dos votos seja encerrada ainda na noite de domingo.
O eleitor deve ficar atendo às várias regras exigidas para garantir o direito ao voto, como a proibição de entrar com celular na cabine de votação. Outra recomendação é de fazer uma cola com o número dos candidatos escolhidos e observar a ordem dos cargos que aparecem na urna eletrônica. Cada candidato tem um número diferente, com quantidade de dígitos conforme o cargo.
A votação começa às 8h e termina às 17h em todo o país, obedecendo ao horário de Brasília. Os cinco cargos em disputa são de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. As opções na urna serão mostradas nesta ordem para escolha do eleitor, que deve digitar o número e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato, e aguardar um segundo antes de confirmar o voto. Em caso de eventual segundo turno, no dia 30 de outubro, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República. Após o encerramento da votação, começam a ser apurados e divulgados os resultados.
Para votar não é obrigatório apresentar o título de eleitor. Basta apresentar um documento oficial com foto, sendo aceitos a carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou carteira de trabalho. Se o e-Título (título de eleitor em meio digital) estiver sem foto, também é necessário apresentar outro documento com foto. Na entrada da seção, uma mesária ou mesário fará a conferência do documento de identificação da eleitora ou do eleitor. Depois, o mesário pede a assinatura do eleitor e, apenas depois desse procedimento, libera para votação na urna eletrônica.
Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar.
Quem não tirou o título de eleitor ou não regularizou a situação até o dia 4 de maio de 2022, data do fechamento do cadastro eleitoral, não poderá participar das eleições deste ano. Para conferir a situação, basta preencher o nome completo ou o número do título de eleitor no Portal do TSE.
O tribunal prorrogou por prazo indeterminado a suspensão para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativas ou não pagaram a multa eleitoral. Com a decisão, quem não compareceu às urnas em 2020 poderá votar normalmente nas eleições deste ano. A consulta ao local de votação pode ser feita no Portal do TSE, basta preencher o nome completo ou o número do título na opção “onde votar”. É necessário que os dados informados estejam conforme o cadastro, ou seja, de acordo com os dados fornecidos na ocasião do alistamento eleitoral.
GAZETA DE MINAS publica, nesta edição, os locais de votação em Oliveira e no distrito de Morro do Ferro.
O voto é obrigatório para todas as pessoas entre 18 e 69 anos de idade, sendo facultativo apenas para pessoas analfabetas, com mais de 16 e menos de 18 anos e para quem tem mais de 70 anos. Mesmo que estejam portando o título eleitoral, não podem votar os eleitores cujos nomes não constem do caderno de votação e da urna nem aqueles que, por alguma razão, tiveram cancelada a inscrição eleitoral. É considerado crime eleitoral a distribuição de material de propaganda política, o aliciamento e a coação que possam influir na vontade do eleitor no dia da votação.
(Com informações do jornal “O Tempo”)
Comments