top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Oliveira integra o projeto turístico Minas Santa 2024


Sidney de Almeida

Semana Santa de Oliveira atrai centenas de turistas.

 

Oliveira está incluída entre as cera de 600 cidades mineiras que integram o projeto do governo do Estado, Minas Santa 2024. A iniciativa inclui a divulgação da programação da Semana Santa de todas as cidades no Portal Minas Gerais, nas redes sociais do governo e no blog Daqui de Minas.


Para participar do Minas Santa 2024, a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte, Lazer de Turismo de Oliveira (SELCTUR) informou, por intermédio de seu titular, Kilder Pinheiro, que encaminhou à organização do projeto um vasto material sobre a Semana Santa local, incluindo textos, fotos e vídeos. A Semana Santa de Oliveira, com suas belas imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em estilo barroco e  motetos cantados em latim, também barrocos, além do figurado bíblico que participa das procissões, é considerada uma das mais tradicionais de Minas Gerais.


Para celebrar as tradições e a religiosidade do período da Semana Santa no estado, o governo de Minas lançou a segunda edição do projeto turístico Minas Santa. A apresentação do programa, que visa promover as diversas atividades religiosas nas cidades mineiras, foi realizada pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG), Leônidas de Oliveira. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou uma missa em ação de graças. Dom Walmor enfatizou que o patrimônio religioso do estado, a espiritualidade e a fé do povo mineiro são divulgados para os outros lugares do mundo com a realização do programa Minas Santa.


Na edição deste ano, o programa conta com a adesão de cerca de 600 municípios e continua tendo como meta principal posicionar Minas Gerais como o principal destino turístico no país durante a Semana Santa, dando protagonismo às diversas expressões culturais e religiosas (católicas, evangélicas e das afromineiridades) relacionadas à fé, e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial.


No ano de seu lançamento, em 2023, o programa foi decisivo para que o estado registrasse crescimento recorde na movimentação turística em abril, bem acima do que foi observado no Brasil como um todo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Secult-MG, 36% dos turistas que visitam Minas têm como principal motivação conhecer os bens religiosos e locais de riqueza histórico-cultural, gerando uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano.


O Minas Santa terá programação até o domingo de Páscoa (31/03), e conta ainda com participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), além do apoio de representações religiosas como a Reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas Gerais), Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Associação Mineira de Municípios (AMM) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page