Cidade tem o segundo santuário mais antigo do Brasil
Mapa mostra a rota turística que liga os santuários.
Em solenidade realizada na Casa da Cultura Carlos Chagas, no dia 21 de dezembro, foi lançado o ramal “Origens”, que faz parte da Rota Turístico-Religiosa do Caminho de Aparecida. O trecho vai de Oliveira a Três Pontas, passando por estradas rurais de diversos municípios. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Prefeitura de Oliveira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Diretoria de Turismo, com financiamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), e apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Instância de Governança Regional (IGR) Encantos de Minas.
O planejamento revela a rota que perpassará pelos municípios de Oliveira, Santo Antônio do Amparo, Campo Belo, Santana do Jacaré, Santana da Vargem, Nepomuceno e Coqueiral, até alcançar Três Pontas, seguindo depois para o trecho já existente até Aparecida (SP), conhecido como Caminho da Fé. O objetivo central do projeto é fortalecer o turismo em Oliveira e região. Vale destacar que a cidade abriga um tesouro singular: o mais antigo santuário de Minas Gerais consagrado a Nossa Senhora Aparecida, e o segundo mais antigo do Brasil, perdendo apenas para o Santuário de Aparecida (SP).
Diversas personalidades estiveram presentes ao evento de lançamento do ramal, incluindo o técnico do SEBRAE-MG, Denis Magela, responsável pela obtenção de recursos junto à entidade para o levantamento realizado pela consultoria ADDTUR, representada por seu presidente, Vinícius Antea. O deputado estadual Lucas Lasmar (REDE) expressou apoio ao projeto em seu pronunciamento. Também marcaram presença a prefeita Cristine Lasmar (MDB), a chefe de gabinete Ana Maria Assis Ribeiro, o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kilder Pinheiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Fernando Alvim Pacheco, e os vereadores Geraldo Nicácio Júnior (PSD) e Sirley Clécio da Silveira (PDT).
O presidente do Caminho de Aparecida, Rodrigo Costa, elogiou a iniciativa da prefeita Cristine Lasmar em estruturar a rota. O presidente do COMTUR, Fred Cury, ressaltou os benefícios para o empresariado e a população com o aumento do fluxo turístico na cidade. O diretor de turismo Sandro de Resende Lara, representando também a IGR Encantos de Minas, destacou a grandiosidade do desafio proposto. Cristine Lasmar manifestou sua felicidade e honra em iniciar esse projeto crucial, sublinhando a urgência na sua implantação, devido ao curto tempo até o final de seu mandato. Ela também convocou a iniciativa privada a se mobilizar, para que futuramente essa rota tenha manutenção e continuidade.
O evento foi encerrado com a apresentação do planejamento, detalhando os critérios técnicos e a estruturação da rota.
Comentarios