Prefeitura de Oliveira
Blocos deverão ser novamente a grande atração da festa.
O secretário municipal da Cultura, Esporte Turismo e Lazer, Kilder Pinheiro, informou que desde novembro de 2023 vem sendo preparado o Carnaval 2024 de Oliveira, a ser comemorado de 08 a 13 de fevereiro. Segundo o secretário, toda a estrutura da festa, incluindo a parte de shows, está sendo elaborada e ainda não foi concluída, pois depende de questões burocráticas que precisam ser cumpridas, entre elas contratos e licitações.
Kilder informou que nos próximos dias será realizada a licitação para montagem da praça de alimentação. Também está em andamento a captação de recursos financeiros junto a patrocinadores.
O secretário lembrou que diversos blocos carnavalescos já deram início aos ensaios para os desfiles: as baterias da A Voz do Morro ensaia na área de lazer, na Avenida Maracanã, próximo à rodoviária; do Pelotão do Golo na Avenida Doutor Francisco Paolinelli, no Bairro São Sebastião; dos blocos Pelo Amooor de Deus, Praia XV e Jikula Nzila, no espaço cultural na antiga Estação Ferroviária Doutor Fromm; Bloco 10 na Rua Padre Eustáquio, no Bairro Aparecida.
Por ser considerado um dos mais genuínos e tradicionais de Minas, por muito tempo o Carnaval de Oliveira atraiu grande número de turistas, especialmente de Belo Horizonte, onde a festa praticamente não existia. Entretanto, o fluxo se inverteu nos últimos dez anos, com o desenvolvimento dos festejos na capital, baseados em grandes blocos de rua, que desfilam normalmente durante o dia, carreando mais de um milhão de foliões de todo o país.
Por seu lado, o Carnaval de Oliveira passou, na última década, por um rápido processo de transformação, em vista de seu crescimento desordenado, com aumento da insegurança e da falta de estrutura para receber grande quantidade de turistas, que se acumulavam em apenas um quarteirão da Rua Direita e parte da Praça XV de Novembro. A festa restaurou suas feições tradicionais, com ênfase nos cai-n’águas e blocos. Sua maior atração, no entanto, não foi tocada e continua sendo o Bloco do Pelo Amooor de Deus, que desfila na sexta-feira, arrastando milhares de participantes, atraídos por sua proposta libertária e democrática.
Kommentare