Sidney de Almeida / Acervo GM
Procissão do Encontro, momento marcante na Semana Santa de Oliveira.
Com a procissão de Ramos nas paróquias Nossa Senhora de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e São João Bosco. neste domingo (24) terá início a Semana Santa, cujas cerimônias religiosas se estenderão até domingo (31), com a celebração da Páscoa, considerada pela Igreja Católica como data mais importante de seu calendário anual. As celebrações da Semana Santa tiveram início na sexta-feira (15), com o translado da imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Nosso Senhor dos Passos para a Matriz de Nossa Senhora de Oliveira, onde é realizado o Setenário de Dores.
Neste domingo, às 7h, será celebrada uma missa na Capela Nossa Senhora do Rosário. Às 9h, benção dos ramos em frente à Matriz, na Praça XV de Novembro, início da missa e saída da procissão em direção à Catedral Nossa Senhora de Oliveira, onde a missa terá continuidade. Na chegada da procissão à Catedral, que estará fechada, o celebrante repetirá um antigo rito, batendo na porta três vezes com a cruz. As portas fechadas simbolizam as portas do Céu, que ficaram fechadas à humanidade depois do pecado de Adão e Eva. O único capaz de abrir essa porta seria Jesus Cristo, Deus feito homem. Usa-se a cruz para bater na porta, porque foi por intermédio dela que a humanidade foi salva e é por causa da morte de Cristo na cruz que as portas do Céu se abriram, tal como se abrem as portas da igreja, para que a procissão, que simboliza os justos, possa entrar.
Às 17h, benção dos ramos em frente à capela de Santo Onofre, no Bairro Jardim Panorâmico, seguida de procissão até a Capela de Nossa Senhora do Rosário, onde haverá missa. Às 19h, via-sacra, saindo da Capela Nosso Senhor dos Passos, com a imagem do Senhor Flagelado, percorrendo ruas do Bairro Dona Sinhaninha. Às 19h, missa na Catedral. Com ritos, imagens, procissões, músicas tradicionais, e figurado bíblico, na Paróquia Nossa Senhora Oliveira os eventos religiosos se prolongam pela semana.
Domingo de Ramos nas demais paróquias
A Procissão de Ramos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida terá início às 7h30, no Cruzeiro da Avenida Waldemar Fernal, com a benção dos ramos e trajeto pela Rua José Maia e Praça Miguel Madeira até o Santuário.
A Paróquia São Sebastião manterá a tradição de realizar três procissões: a primeira, às 7h45, saindo da Comunidade Consolação em direção à Matriz, onde será celebrada uma missa; a segunda, às 14h, na Comunidade São Sebastião, no povoado Felix dos Santos, zona rural de Oliveira e a terceira, às 17hs, com benção dos ramos em frente à Capela de Santa Luzia e procissão em direção à Capela de São Bernardo.
Na Paróquia São João Bosco a procissão terá início às 7h, na Capela de São Pedro, no Conjunto Habitacional João Paulo II. Passará pelas ruas Valdir Michalsky, Sebastião Ribeiro Abreu, José Santos, Francisco da Silveira, Domingos Mesquita, Tupinambás e Aimorés até chegar à Matriz.
Celebrações abrangem toda a semana
Na segunda, terça, quarta, sexta-feira e sábado santo as procissões e cerimônias internas serão realizadas na Paróquia Nossa Senhora de Oliveira, nos horários e trajetos conforme a tradição da Semana Santa local. No sábado, às 19h, solene Vigília Pascal em frente à Matriz, com benção do fogo e procissão luminosa rumo à Catedral, onde haverá a Liturgia da Palavra, canto do Aleluia Pascal, benção da água batismal e Liturgia Eucarística.
No domingo (31), às 5h30, missa solene na Matriz, seguida pela Procissão da Ressurreição por ruas centrais de Oliveira. A Semana Santa será encerrada com a Missa de Páscoa na Catedral Nossa Senhora de Oliveira, às 19h, seguida de coroação da imagem de Nossa Senhora da Glória, em frente à Matriz, e procissão com a imagem até à Capela dos Passos.
Sobre a Semana Santa de Oliveira leia o “EM TEMPO”, na capa desta edição.
Comments