top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Onda de calor aumenta ações dos Bombeiros


Corpo de Bombeiros

Bombeiro combate chamas em plantação de eucalipto na região de Oliveira.


A onda de calor que se espalha pelo Brasil nos últimos dias tem, entre diversas consequências, aumentado o número de atendimentos pelas unidades do Corpo de Bombeiros Militar. O final do inverno e o início da primavera ocasiona a elevação da temperatura e diminuição da umidade do ar, o que propicia um aumento do número de incêndios florestais.


O 6º Pelotão Bombeiros Militar de Oliveira vem atuando em várias ocorrências de incêndio em vegetações, lotes vagos, matas e às margens de rodovias, principalmente, nos municípios de Oliveira e Santo Antônio do Amparo. Como consequência, a destruição da flora, prejuízos à fauna, o aumento da poluição do ar e dos danos aos patrimônios públicos e privados.


Na noite de quarta-feira (20), um incêndio de grandes proporções em um bambuzal no final da Alameda Nossa Senhora de Fátima (Cabrais) mobilizou os Bombeiros de Oliveira para debelar chamas, que foram vistas de diversos pontos da cidade.


Nos últimos dias observa-se um aumento de casos de incêndios na zona rural de Oliveira. O problema é muito preocupante, pois além de atingir a flora e a fauna, com queima de vegetação, fuga e morte de animais, produz muitos prejuízos aos produtores rurais. As chamadas “queimadas controladas”, feitas de propósito por produtores rurais para limpeza da vegetação ou preparo do solo, geram muitas consequências negativas, como o aquecimento global, problemas respiratórios e perda de biodiversidade.


Geralmente as causas das queimadas são diversas, pois envolvem fatores humanos e naturais. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação reconhece como principais: Raios - Descargas elétricas podem promover incêndios diretos ou indiretos na natureza ou em áreas de pastagens. Incendiários - Incêndios provocados por pessoas a propriedades alheias, sem motivos específicos. Queimadas para limpeza - Geralmente promovidas por agricultores e pecuaristas, para renovação do solo e introdução de sais minerais liberados pela prática. Esses incêndios podem atingir áreas florestais e sair do controle. Fumantes - Incêndios originados por pessoas que fumam e descartam as bitucas de cigarro de forma incorreta. Fogos campestres - provocados por pessoas que acampam ou estão no campo, desenvolvendo alguma atividade, e fazem uma fogueira, que pode alastrar-se. Operações florestais - Queimadas causadas por trabalhadores que estão nas florestas, que usam do fogo para alguma finalidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page