Carlos Augusto Mattos
Estreita, com estacionamento nos dois sentidos de caminhões pesados e caçamba diminuindo o já curto espaço. Em poucos metros, a Rua Francisco Barreto revela porque é um dos pontos críticos da cidade.
Embora não registre os grandes congestionamentos das cidades de maior porte e a situação caótica das grandes metrópoles, ainda assim o trânsito de Oliveira apresenta problemas graves. Ruas estreitas com grande circulação de veículos, desrespeito à sinalização e às leis de trânsito por muitos motoristas e motociclistas e a falta de fiscalização são alguns dos motivos que dificultam uma melhor fluidez de veículos em pontos críticos da cidade. Para tentar melhorar essa situação, o Departamento de Trânsito de Oliveira (OLITRANS) anunciou algumas medidas que estão sendo avaliadas e outras que serão colocadas em prática.
Um dos gargalos é a Rua Francisco Barreto, principalmente no trecho entre a Avenida Maracanã e a Rua Anselmo Gaio. Além de ser muito estreita, a via permite o estacionamento de veículos nos dois sentidos, o que deixa o trânsito difícil em alguns horários do dia e da noite. Situação semelhante pode ser observada na Rua da Misericórdia, entre as ruas Coronel Xavier e Batista de Almeida. O mesmo problema acontece em outras ruas onde a circulação de veículos é intensa e o espaço não é suficiente para deixar o fluxo mais livre.
Outro problema saliente é o desrespeito à sinalização, em especial em locais onde o estacionamento de veículos é proibido. Um dos exemplos é a Avenida Coronel Benjamim Guimarães, uma importante via de acesso a diversos bairros da cidade e também a outros municípios da região. A qualquer hora do dia é possível ver carros, caminhões e motos estacionados no local. Outra demonstração de desrespeito acontece em vias públicas e estabelecimentos comerciais, onde motoristas não credenciados estacionam em vagas para deficientes e idosos.
Outra situação que dificulta o trânsito é o grande número de caminhões e carretas estacionados em ruas e avenidas, principalmente na Maracanã e Miguel Resende. Embora não haja proibição para o estacionamento desses veículos, eles muitas vezes ocupam as vagas que poderiam ser utilizadas por carros e motocicletas. O hábito de alguns motoristas de Oliveira de dirigir em fila única, mesmo em vias onde existe espaço para mais veículos, é mais um motivo para a lentidão do trânsito.
O diretor interino especial de trânsito de Oliveira, Ramon Raí Santos Domingos, disse estar ciente desses pontos críticos e já tem projetos em fase avançada para mitigar o congestionamento e os gargalos nos horários de pico. Ele informa que na região da FEOL, na Rua Chagas Sobrinho, será implantada sinalização horizontal com pinturas e tachões para orientar melhor o tráfego. No entorno do Bar da Árvore, próximo ao Novo Hotel, na Rua Alexandrino Chagas, será construída uma mini rotatória, acompanhada de sinalização horizontal e vertical.
Na Alameda Dr. Cícero de Castro Filho, esquina com Rua Anselmo Gaio, será instalada uma rotatória com tachões, além de sinalização horizontal e vertical. Na Rua Francisco Barreto será implantada sinalização que proíbe estacionar em um dos sentidos da via, visando facilitar o fluxo de veículos. Na Alameda Nossa Senhora de Fátima o trafego de veículos pesados será desviado para a Avenida Miguel Resende. Além desses projetos, há outros em espera para liberação e execução, todos visando aliviar o trânsito nos locais mais críticos.
Quanto aos veículos estacionados em locais proibidos ou condutores cometendo infrações, Ramon Domingos explica que os agentes de trânsito estarão atuando para realizar as devidas notificações e garantir a segurança viária. Eles ainda estão impossibilitados de autuar, devido à espera de aprovação por parte do órgão competente para a liberação das Faixas Numéricas de Autuação, bem como um treinamento necessário para que possam realizar autuações por meio do aplicativo da empresa.
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