Depois de quase oito anos sem nenhuma atividade, o Parque Ecológico do Diamante está prestes a acolher o Centro Ambiental de Oliveira (CEAMO), que contará com infraestrutura especialmente voltada para práticas de educação ambiental, oferecendo aos visitantes um espaço para eventos como palestras e seminários, além de outros atrativos. Para a implantação do projeto, a empresa Cedro Serviços Ambientais vai receber da Prefeitura de Oliveira o direito de uso de uma área no parque. Na segunda-feira (3) a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que autoriza a concessão do espaço por um período de 20 anos.
De acordo com o Bruno Bof Campos, engenheiro florestal e diretor da Cedro, o centro ambiental vai contar com um anfiteatro, um museu ecológico, um laboratório florestal e alojamento para estagiários. No local, os visitantes vão encontrar também lanchonete, trilhas ecológicas orientadas, viveiro florestal e área para práticas de arvorismo, escotismo, ecoturismo e muitos projetos integrados. Bruno Bof informou que, além das visitas escolares com crianças e jovens, o projeto também visa apoiar pesquisas científicas e firmar parcerias com ONGs e demais agentes da sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do setor ambiental regional.
Conforme estabelecido pelo projeto de lei, o prazo definido para início da construção da unidade é de 180 dias após a publicação da lei de concessão. O texto prevê que o terreno retornará ao patrimônio municipal se, num prazo máximo de 12 meses, a contar da publicação da lei, não forem concluídas as obras previstas no plano de negócios.
Ao final do prazo previsto para cessão, a área retornará ao patrimônio da municipalidade com as benfeitorias existentes, sem que determine qualquer retenção pela cessionária ou indenização pela cedente. O terreno também poderá retornar da ao patrimônio do município se a empresa encerrar as suas atividades, transferir a sua sede ou alterar a atividade empresarial antes do fim do prazo de empréstimo, como também se não finalizar as obras conforme previsto pelo plano de negócios.
Por meio de mensagem, o Executivo municipal salienta que, concluída a implantação nos prazos especificados, o centro se constituirá em fomento da atividade ambiental e educacional acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual promove a política pública de atração de novos investimentos no município. Destaca, ainda, que o imóvel atenderá às necessidades da cessionária, preservando o patrimônio público, com apoio à atividade econômica, com a geração de emprego e desenvolvimento econômico.
Comments