Arquivo da Diocese de Oliveira
Monsenhor Leão (centro) com moradores e auxiliares,
em frente ao rancho onde eram feitas as primeiras celebrações.
Transcorreram, no dia 28 de agosto, os 30 anos de instalação da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Oliveira. O primeiro episódio de um documentário produzido pela Pastoral da Comunicação (Pascom), da Diocese de Oliveira, contando a história da instalação, já está disponível nas redes sociais da paróquia. Outros dois episódios serão lançados, em setembro e outubro, marcando as comemorações do jubileu de Nossa Senhora Aparecida de 2023. Outras celebrações devem acontecer durante a festa da padroeira, em outubro.
A instalação da paróquia aconteceu no dia 28 de agosto de 1993 e foi marcada por uma missa celebrada por dom Francisco Barroso Filho, na ocasião bispo diocesano de Oliveira. Em 15 de agosto do mesmo ano dom Francisco assinou o decreto de criação da paróquia. A celebração aconteceu no período da tarde na Praça Miguel Madeira, em frente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Durante a cerimônia foi empossado o primeiro pároco, padre Miguel Angelo Freitas Ribeiro, hoje bispo diocesano. A celebração teve a presença de milhares de fiéis e contou com um tríduo preparatório, organizado pela comunidade e pelo padre Roberto de Oliveira Cruz, grande incentivador da paróquia.
Apesar de a instalação ter acontecido em 1993, a paróquia Nossa Senhora Aparecida teve seu início nos anos de 40, quando monsenhor Leão de Medeiros Leite, junto com outros incentivadores, como Vicente Lemos, Domingos Silvestre Santos, Miguel Madeira e outros construíram um ranchinho de sapé onde se faziam as celebrações. Durante a semana a imagem de Nossa Senhora ficava na residência de uma senhora de nome Olímpia, e aos finais de semana era levada ao ranchinho no local conhecido como “Cerradinho”. A quantidade de fiéis era tanta que no lugar do pequeno rancho foi construída uma capela, que mais tarde foi ampliada para se transformar no atual Santuário Diocesano. Em 1950, o Papa Pio XII deu a bênção apostólica para o Santuário, cujo imóvel foi tombado pelo município por meio do decreto número 2082 de 4 de abril de 2003.
Desde a criação da paróquia até os dias atuais foram sacerdotes e pregadores da palavra os padres Miguel Angelo de Freitas Ribeiro (1993/2001), Adenir dos Santos (2001), José Maria de Oliveira Silva (2001/2002), Marcos da Cunha Santos (2002/2003), Márcio César Ferreira, Alexandre Pereira da Silva (ambos em 2003), Donizete Antônio de Souza (2003/2011), José Maria de Oliveira Silva (2011/2016), Rogério Victor Azevedo (2016/2018) e padre Pedro Cícero Carapina, que é o atual pároco. Padre Márcio César Ferreira também trabalhou muitos anos na comunidade, como vigário.
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Oliveira, um dos 38 existentes no país dedicados à padroeira do Brasil, foi ampliado com o passar do tempo e se tornou um lugar de romaria para católicos de toda a região. Sua edificação é imponente, muito bela, em formato basilical e admirada pela qualidade de suas linhas. A praça ao seu redor também foi totalmente reformada pela Prefeitura para as comemorações do Jubileu 300 anos de Bênçãos e de Graças, em 2017.
(Com informações de Matheus José Dias Ribeiro Silva e Pascom)
Comments