top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Persiste o avanço da dengue em Oliveira


Prefeitura de Oliveira

Trator realiza capina em terreno da Prefeitura.

 

Atualização do boletim epidemiológico da dengue divulgada pela Prefeitura de Oliveira em sua página na rede social facebook revela que na sétima semana desde sua criação foram registradas 160 notificações da doença e o total de casos em 2024 já chegou a 429 no município. Em recente entrevista à Rádio DC2, o diretor municipal da Vigilância em Saúde, Célio Damasceno, descreveu uma série de medidas adotadas pela Prefeitura no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.


Entre as principais ações o diretor destacou: mutirões; contratação de 40 funcionários para a limpeza urbana; recolhimento de pneus usados; capina de imóveis da Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, inclusive com a utilização de tratores; aplicação de inseticida com o carro “fumacê” e o ajuizamento, pelo Ministério Público, de ações contra proprietários de lotes sujos, considerados potenciais criadouros do Aedes aegypti.


O diretor destacou ainda o recolhimento de 40 toneladas de lixo durante os cinco dias de carnaval, por meio de quatro containers instalados em pontos estratégicos da cidade. Além disso, segundo ele, o município irá implantar uma nova ferramenta, denominada MI Aedes, que coleta larvas e identifica a existência do mosquito, assim como a sua região. Serão instaladas 144 unidades em diversos pontos da cidade.


Com relação à vacinação, Célio esclareceu que não há previsão de envio do imunizante, principalmente porque a prioridade serão municípios com alta transmissão da doença e Oliveira se enquadra na categoria de média transmissão. Além disso, a vacinação deverá começar por grupos prioritários.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page