Marcelo Praxedes
Estudo vai apontar qual o modelo a ser adotado no futuro.
A Prefeitura Municipal de Oliveira está realizando uma pesquisa on-line sobre o transporte público coletivo no município. O objetivo é investir na melhoria do serviço e para isso conta com a participação da população para responder as perguntas. Para a ação, o município contratou a M.urb Cidades, uma empresa especialista em planejamento urbano com foco em mobilidade. A pesquisa é dividida em blocos, com perguntas sobre o entrevistado, padrão de deslocamento e sobre a qualidade do transporte público oferecido.
De acordo com a Prefeitura, a opinião da população vai ser fundamental para a criação de um sistema que atenda as vontades e necessidades de todos. A pesquisa é direcionada a todos os moradores do município, sejam eles usuários do transporte público ou não e está dividida em três partes. Inicialmente as perguntas são para conhecer um pouco mais do entrevistado, como sexo, idade, ocupação principal e bairro onde mora.
Na segunda parte as perguntas são a respeito do padrão de deslocamento do entrevistado, entre elas para qual bairro ou região costuma se deslocar com mais frequência, qual o principal meio de transporte e que horário costuma sair de casa e retornar. Existe ainda uma pergunta sobre o motivo mais importante que faz a pessoa sair de casa durante a semana. Entre as opções de resposta estão trabalho, estudo, acompanhar ou dar carona para alguém, saúde, compras, lazer, atividade física e práticas religiosas.
No bloco três, que representa a terceira parte, a pesquisa contém perguntas sobre o transporte público coletivo de Oliveira, especialmente sobre como os usuários utilizam o serviço e a qualidade oferecida. Algumas delas são relativas à frequência com que o serviço é utilizado, o motivo da utilização, a satisfação com o transporte e as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários. Outras perguntas dizem respeito ao transporte gratuito recentemente oferecido por uma empresa contratada pela Prefeitura, se o entrevistado passou a usar o serviço com mais frequência e qual a opinião sobre a tarifa zero.
Ainda no terceiro bloco, existem pontos relacionados ao que pode ser melhorado no serviço, tais como mais horários e rotas disponíveis, tarifa mais barata, informações sobre o sistema, aplicativo com localização em tempo real dos ônibus, descontos para passageiros frequentes, ônibus mais novos e equipados com ar condicionado e wi-fi, pontos de ônibus cobertos e com mais informações. Por fim é indagado: Imaginando que a qualidade do transporte público aumentasse e que as insatisfações em relação ao serviço fossem resolvidas, o entrevistado usaria mais o transporte público coletivo?
O procurador geral do município, Daniel de Queiroz, havia informado que um estudo de viabilidade do transporte público municipal vai determinar o modelo a ser adotado após o término do contrato de concessão com a Voltur, em 31 de maio deste ano. A pesquisa faz parte desse estudo, que servirá de parâmetro também para a abertura de um novo processo de licitação para a prestação do serviço.
Comments