Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lidera uma iniciativa pioneira no combate à lavagem de dinheiro e às organizações criminosas com a criação da sua própria Rede Estadual de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Atualmente, a rede conta com 16 laboratórios operando em diversas regiões e uma unidade avançada em Belo Horizonte, enquanto outros 14 estão em fase de implementação, sendo uma das unidades em Divinópolis.
Esses laboratórios são unidades especializadas em tratar grandes volumes de dados e investigar atividades financeiras ilícitas, focando no bloqueio de ativos para enfraquecer o capital do crime organizado. Para fortalecer essa frente de combate, a PCMG investe em capacitação de servidores e modernização dos laboratórios, dotando-os de técnicas e equipamentos avançados que aprimoram a eficácia das investigações.
O coordenador da Rede LAB-LD, delegado Jonas Tomazi, destaca que o uso da tecnologia permite que a PCMG inicie grandes investigações por meio da análise de dados, concentrando-se nos alvos mais danosos à sociedade. “Podemos iniciar as grandes apurações de cima para baixo, focando em pessoas que estão causando mais danos à sociedade”, explica Tomazi.
Comments