top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Precariedade e riscos iminentes nos imóveis do PSF


Robson Lima

Prédio do PSF de Morro do Ferro tem fissuras e riscos de desabamento.


Os problemas existentes em imóveis onde estão instalados alguns postos do Programa Saúde da Família (PSF) no município de Oliveira, em especial nas unidades do distrito de Morro do Ferro e do Bairro do Rosário, foram novamente motivo de manifestações de vereadores, durante a reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (4). Parlamentares se mostram apreensivos, principalmente pela proximidade do período chuvoso, o que pode agravar ainda mais o problema. Eles pediram ao Poder Executivo mais agilidade na apresentação de soluções.


Robson Lima Souza (PDT) voltou a relatar a situação precária do prédio do PSF de Morro do Ferro, onde ele disse ter estado recentemente para observar a condição do imóvel. O vereador anunciou que pretende conversar com a prefeita Cristine Lasmar (MDB) pessoalmente, para pedir a ela providências para a unidade de saúde. “Quando começar chover vai desmanchar o PSF”, observou o parlamentar, que disse já ter estado na Prefeitura duas vezes para conversar com a mandatária, além dos diversos pedidos e críticas feitas no plenário da Câmara.


Ainda de acordo com Robson Lima, os vereadores Clodoaldo José de Paula (PSC) e Cleyton Murilo da Silva (PDT)também já estiveram no local para verificar a condição do imóvel. De acordo com relato do parlamentar, o prédio tem rachaduras muito grandes, faltam pedaços de forro no teto, e a obra está incompleta, porque um elevador de acesso ao andar superior, que deveria ter sido instalado, simplesmente não existe. Ele salientou a necessidade da reforma com urgência, ao lembrar que o PSF é a única unidade de saúde do distrito.


De acordo com informação de Clodoaldo de Paula, em época de chuva os funcionários do PSF de Morro do Ferro têm que espalhar baldes por vários pontos do prédio, devido ao grande número de goteiras. Vídeos feitos por pessoas que estiveram no local comprovam as informações. Ele lamentou o fato de o imóvel apresentar tantos problemas e de ver o dinheiro público sendo jogado fora em uma construção no estilo steel frame, que na sua avaliação não é o mais adequado para a região.


A vereadora Lorena Aparecida de Fátima Silva (Republicanos), que trabalha como agente de saúde no PSF do Rosário, informou que o prédio da unidade apresenta os mesmos problemas do imóvel de Morro do Ferro. Ela alertou para a proximidade do período chuvoso, quando começa a correria dos funcionários para espalhar baldes pelo espaço. Lorena explicou que o posto, que também foi construído no estilo steel frame, apresenta muitas goteiras, entre outros problemas. A vereadora revelou que outras unidades de saúde também necessitam de reforma.


Lorena Silva salientou que a segurança nos postos do PSF precisa ser garantida não só para quem trabalha neles, mas para os usuários, que estão ali para cuidar da saúde e não podem encontrar um ambiente com goteira, telhado caindo e outras situações. A vereadora ressaltou que alguns setores precisam ser tratados como prioridades, entre eles saúde, educação e segurança pública.


Sobre o fato leia o editorial “Alerta na saúde”, na página 2 desta edição.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page