top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Prefeitura de Oliveira renova convênio com a EMATER


Prefeitura de Oliveira

Produtora rural, com Evandro Lelis e a secretária Flávia Reis, da SAMA.

 

A Prefeitura de Oliveira renovou por mais cinco anos o convênio de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), para cooperação técnica aos pequenos produtores rurais do município e repasse financeiro ao órgão. O acordo foi renovado mediante a aprovação na terça-feira (16), pela Câmara Municipal, de um projeto de lei autorizando a celebração do convênio.


Conforme o projeto de lei apresentado pelo Executivo municipal, está previsto um repasse financeiro no valor mensal de R$ 7.266,27, destinado à manutenção das atividades da EMATER em Oliveira.


A matéria define ainda que o período de vigência do termo de convênio será celebrado pelo prazo de 60 meses, contados a partir de 1º janeiro de 2024. O valor mensal do repasse previsto será atualizado no período de 12 meses, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sem a necessidade de termo de adesão para a sua correção.


Por meio de mensagem anexa ao projeto, a Prefeitura salienta que as atividades da EMATER, em cooperação com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) são de apoio à extensão rural, o que representa para a atividade agropecuária importante apoio técnico e operacional, principalmente ao pequeno agricultor. Acrescenta que a empresa se destaca pela sua excelência e qualidade no atendimento aos munícipes, por seus servidores, como também pela participação em atividade com a comunidade oliveirense, especialmente àquelas de extensão rural.


O escritório local da EMATER conta atualmente com três funcionários: o técnico agrícola e zootecnista Evandro Luiz Lopes Lelis, extensionista agropecuário da empresa, e dois servidores da Prefeitura cedidos ao órgão.


A EMATER desenvolve diversos trabalhos e projetos a dezenas de agricultores do município. Com o apoio de outros órgãos e entidades, realiza um trabalho voltado para a gestão da produção leiteira, manejo e recuperação de pastagens, desenvolvimento de tecnologia de silagem, melhoramento nutricional e melhoramento genético do rebanho, entre outras ações.

O escritório local ainda presta assistência por meio de orientações técnicas, organização de dias de campo e de outros meios a produtores de café, principal cultura do município. Com o objetivo de estimular a melhoria do produto a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a EMATER promovem anualmente um concurso de qualidade de café entre produtores do município. Evandro Lelis explicou que a iniciativa foi inspirada em um programa da empresa para a produção de cafés especiais.


A empresa ainda realiza em Oliveira o acompanhamento de outras culturas anuais, como milho, feijão e mandioca, além de fruticultura, com a produção de maracujá, abacaxi, banana, pêssego e goiaba e a olericultura, especialmente em relação à cultura de tomate, que tem crescido bastante no município e também de outras, como a batata doce, pimentão e abobrinha.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page