A Prefeitura de Oliveira vai instalar câmeras de segurança no jardim da Praça XV de Novembro, na tentativa de coibir atos de vandalismo no local e identificar possíveis autores de depredações do patrimônio público. Segundo o secretário municipal da Administração, Luís Eduardo Silva Pereira, já foi aberto um processo licitatório para a aquisição do equipamento.
Desde dezembro do ano passado uma onda de vandalismo vem atingindo a praça, com a depredação das decorações de Natal, Carnaval e Semana Santa e o furto principalmente de material elétrico, como lâmpadas e fios. Os banheiros também têm sido alvo de vandalismo, com o furto de lâmpadas e até mesmo de torneiras.
A mais recente agressão aconteceu, provavelmente, na madrugada de segunda-feira (17), quando um material branco, semelhante a gesso ou cal foi jogado na água da fonte luminosa. Para solucionar o problema, além da limpeza do reservatório, a Secretaria Municipal de Obras efetuou o esgotamento da água. Até nessa quarta-feira (19) a autoria do vandalismo ainda não tinha sido identificada.
A Prefeitura informou que vigias se revezam nas 24 horas e que durante o dia há operários que trabalham na manutenção do jardim. Entretanto, devido à extensão da praça, muitas vezes, principalmente no período noturno, os atos de vandalismo não são percebidos pelos servidores.
Sobre o fato leia o editorial “Patrimônio indefeso”, na página 2 desta edição.
Comments