top of page
Foto do escritorEditorial

Prefeitura vai leiloar luminárias trocadas na cidade

Luminárias e lâmpadas substituídas estão sendo guardadas para venda.


Foto: Maycon Richard

A Prefeitura de Oliveira pretende realizar um leilão das luminárias e lâmpadas convencionais de vapor de mercúrio e sódio que estão sendo trocadas por lâmpadas de LED em diversos pontos da cidade. De acordo com o Executivo Municipal, até o momento já foram trocadas aproximadamente 580 luminárias no São Sebastião, além de outras 160 que haviam sido substituídas anteriormente na região central. O material está sendo guardado na garagem da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, que fica no antigo pátio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).


A primeira etapa do projeto de modernização de iluminação de Oliveira foi realizada com a instalação de lâmpadas de LED na região mais central da cidade, principalmente na Praça XV de Novembro e teve continuidade com a substituição em novos pontos de iluminação na região do Bairro São Sebastião. A medida, no entanto, criou uma dúvida em relação à destinação que será dada às luminárias que estão sendo retiradas. Durante a semana a Prefeitura informou o que será feito com esse material. A expectativa é que o leilão seja organizado quando for concluída a troca dos mais de 5.500 pontos existentes em Oliveira, ou em data mais próxima ao término do projeto.


Sobre a possibilidade da instalação das lâmpadas que estão sendo retiradas em locais onde não existe iluminação pública ou naqueles que necessitam de melhorias, a Prefeitura informou que a CEMIG é bastante rigorosa quanto à reutilizar de material usado em outros lugares. Para que isso fosse possível seria necessária a execução de um projeto para análise e aprovação pela companhia de energia. Para o Executivo tal procedimento não se justificaria no momento, uma vez que já existe um planejamento para a instalação de iluminação em locais que ainda não contam com este serviço, como é o caso do Bairro Nazle Simão, onde será feita uma extensão de rede já colocando as luminárias em LED.


Na última semana a prefeita Cristine Lasmar anunciou a trocas de lâmpadas convencionais de vapor de mercúrio e de sódio para LED em mais 546 pontos de iluminação nas principais avenidas, ruas e praças da cidade. A nova etapa do projeto de melhoria na iluminação pública vai contemplar as avenidas Coronel Benjamin Guimarães, Maracanã, Miguel Resende, Pinheiro Chagas, Américo Leite, Ramiro de Brito, além da Alameda Nossa Senhora de Fátima, Praça Dona Manoelita Chagas e as ruas Dr. Cícero de Castro Filho, Francisco Barreto e Michel Mitre. A medida é resultado de um convênio entre a Prefeitura e a CEMIG por meio do programa Minas LED.

Durante reunião da Câmara do dia 21 de março, quando alguns parlamentares comentaram sobre a instalação de lâmpadas de LED na cidade, o vereador Sirley Clécio da Silveira (PDT) apresentou um pedido de informação à Prefeitura sobre a destinação das luminárias que estão sendo retiradas. Ele sugeriu que o material fosse colocado em postes da cidade que não têm iluminação pública, citando como exemplo ruas dos bairros Elias Raimundo, Eldorado e São Sebastião. Ele disse que as luminárias antigas poderiam ser instaladas nesses locais até que fosse feita colocação definitiva de lâmpadas de LED, reforçando que a medida traria mais segurança para os moradores desses pontos. No mesmo encontro outros vereadores solicitaram a extensão da nova iluminação para outros locais da cidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page