top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Presidente da Câmara mostra ações e traça planos para ano eleitoral


Carlos Augusto Mattos

Prico tem metas otimistas para 2024, incluindo ampliação do prédio da Câmara.

 

O atual presidente da Câmara Municipal de Oliveira, vereador Ederson de Souza da Silveira – Prico (MDB), entra em 2024 apresentando balanço positivo de seu primeiro ano à frente do Legislativo, colecionando conquistas como o Centro de Atendimento ao Cidadão e a Procuradoria da Mulher, além, claro, da administração do Poder e de um reconhecido esforço para melhorar as relações entre os edis. Nesta entrevista à GM, ele fala e sua gestão, das perspectivas para 2024 e de sua possível participação em chapa na eleição para a Prefeitura.

 

Gazeta - A seu ver, qual foi a maior vitória da Câmara Municipal de Oliveira em 2023?

Ederson - Com certeza a implantação do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão “Sebastião Ribeiro do Valle” foi uma das maiores vitórias que pude oferecer à população de Oliveira, trazendo, além de atendimento jurídico, todo o suporte necessário à população, em especial à área de saúde, em que já podemos colher frutos com uma ação vitoriosa referente ao tratamento de câncer.

 

Gazeta - E os maiores desafios?

Ederson - O maior desafio será a ampliação do espaço da Câmara Municipal de Oliveira, a fim de ofertar mais serviços à população. Os desafios enfrentados, em geral, incluem a gestão eficiente dos recursos financeiros, a tomada de decisões para atender às necessidades locais, a busca pelo consenso entre grupos e partidos políticos, e por soluções de problemas comuns, como a infraestrutura, dentre outros.

 

Gazeta - Como presidente, em algum momento você se sentiu frustrado?

Ederson - Sempre prezei pela legalidade e obtive êxito nos meus trabalhos. No entanto, é comum enfrentar momentos de frustração, ao lidar com alguns desafios, oposição política e ao tentar atender as expectativas variadas da comunidade.

 

Gazeta - Quantos projetos tramitaram pela Câmara em 2023, quantos foram aprovados e quais foram os mais polêmicos?

Ederson - Foram cerca de 107 projetos protocolados e 81 aprovados, incluindo Poder Executivo e Legislativo. A meu ver, o Projeto de Lei mais polêmico foi sobre a Regulamentação da Taxa de Resíduos Sólidos. A Câmara Legislativa entendeu que não seria o momento adequado do município vivenciar a cobrança de mais uma taxa, pela dificuldade que a população vem enfrentando, especialmente após a pandemia de covid, mas em contrapartida, existe a Lei Federal que determina o cumprimento dessa natureza.

 

Gazeta - A Câmara de Oliveira viveu um período de muita turbulência, com brigas e discussões acaloradas. Nos últimos meses, porém, o clima tem sido mais ameno. A que você atribui esta mudança?

Ederson - Procurei ouvir a todos, em especial, o bloco de oposição. Com isso, conseguimos trazer ao plenário uma discussão mais saudável e democrática. Quem ganha com isso é a população.

 

Gazeta - Você anunciou, nas últimas semanas, algumas obras de ampliação das instalações da Câmara. O que vai ser feito no prédio e a que serão destinados os novos espaços?

Ederson - Está sendo realizado um estudo para aumentar mais salas ao lado do prédio da Câmara, onde atualmente se encontra a garagem. Será implantado um Posto de Identificação da Polícia Civil, bem como um Posto de Atendimento Pré-Processual em convênio com o Tribunal de Justiça. Ambos funcionarão dentro da Câmara Municipal, para melhor atendimento à população, seja na confecção de uma carteira de identidade, seja nas audiências de conciliação, trazendo agilidade nos trâmites e com isso irá desafogar tanto o Poder Judiciário como a própria Polícia Civil. É muito importante conseguirmos a aprovação desse projeto pela Prefeitura e também pelo IEPHA, sabendo que não iremos mudar a fachada do prédio.

 

Gazeta - Ao longo de 2023 foram criados novos serviços no Legislativo, como o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a Procuradoria da Mulher. Para 2024 existe plano para a abertura de outros setores?

Ederson - Será implantado um Posto de Identificação da Polícia Civil, bem como um Posto de Atendimento Pré-Processual. Estamos estudando também, juntamente com o nosso Procurador Geral da Câmara, a instalação de um Posto Avançado do Procon.

 

Gazeta - A instalação, na Câmara, de um posto de identificação para a confecção de carteiras de identidade é um antigo sonho seu. Existe a possibilidade de que isso se concretize no próximo ano?

Ederson - Sim. O Delegado de Polícia, doutor Flávio, é um grande parceiro desta Casa Legislativa, e em diversas reuniões, juntamente com o nosso corpo jurídico, apoiou a concretização desse sonho, que também é de toda a população de Oliveira.

 

Gazeta – 2024 será um ano de eleições para prefeito e vereadores. Isso muda alguma coisa na rotina da Câmara?

Ederson - A Câmara continua sua rotina e atividade normalmente, com suas responsabilidades legislativas. É importante respeitar os procedimentos legais e o Regimento Interno da Câmara, ao votar projetos em período eleitoral, garantindo transparência e legitimidade nas decisões tomadas.

 

Gazeta – Seu nome é apontado como possível candidato a vice-prefeito na eleição municipal de 2024. O assunto já foi discutido entre os membros do grupo político do qual você faz parte? Como você avalia esta possibilidade?

Ederson- Fico feliz em saber que meu nome está sendo citado como possível candidato a vice-prefeito. Mostra que é fruto de todo o meu trabalho parlamentar. Contudo, esse assunto ainda não foi discutido entre os membros do grupo político. A possibilidade de candidatura virá mediante uma pesquisa, por meio da qual iremos ouvir a vontade da população. Acredito que os adversários também não têm nomes definidos à candidatura. Neste momento, só penso em continuar fazendo o meu trabalho como presidente da Câmara e focar nos projetos em andamento e futuros, que irão beneficiar a população.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page