top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Presídio cumpre lei antifumo


Arquivo GM

Tiago Sousa, diretor do Presídio Doutor Nelson Pires.


Por determinação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP-MG), desde 02 de fevereiro deste ano o Presídio Doutor Nelson Pires passou a cumprir o que estabelece o artigo 49 da Lei nº 12.546/2011 e o Decreto nº 8.262/2014, ambos federais, que regulamentam a proibição de fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país. Desta forma, de acordo com o diretor do presídio, Tiago de Sousa, estão proibidos o consumo e entrada de cigarros na unidade prisional de Oliveira. A mesma medida está sendo aplicada em outras unidades do Estado, entre elas nas vizinhas cidades de Lavras e Campo Belo.


Apesar da proibição, o uso de tabaco vinha sendo tolerado em alguns presídios. De acordo com a Secretaria, para que se permita o consumo de cigarros em presídios é necessário construir pátios específicos para fumantes, medida considerada inviável pelo governo por motivos estruturais e econômicos.


Segundo Tales Sousa, dos cerca de 300 detentos, aproximadamente 120 fazem uso de cigarros e podem reclamar da medida, mas é preciso cumprir a lei.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page