Em contribuição ao evento promovido pela Prefeitura de Oliveira para recolhimento de embalagens de agrotóxicos, o ambientalista Ildeano Sebastião Silva idealizou e está efetivando o projeto 'Limpa Morro do Ferro'', com o intuito de recolher no distrito material descartado irregularmente pela população, que segundo ele costuma utilizar, principalmente, as voçorocas (desbarrancados) como depósitos de lixo.
Ildeano explica que a ideia surgiu como contribuição à iniciativa da Prefeitura de Oliveira, que por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e outras instituições, promoveu, na segunda-feira (13), o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município.
Com a ajuda de uma equipe formada por pessoas da comunidade distrital, contribuição financeira das mineradoras e o fornecimento de transporte pelo SAAE, o projeto coletou materiais como pneus, máquina de lavar, sofás, colchões, garrafas, baldes, latas, fraldas, ferragens, arames, plásticos, entre outros, incluindo uma grande quantidade de vidros vazios, utilizados como embalagem de estimulantes para a produção de leite em vacas, descartada irregularmente em uma voçoroca, a um quilômetro da zona urbana, na estrada para a comunidade rural de Ouro Fino.
De acordo com Ildeano, o material reciclável foi ensacado e levado para a garagem da Prefeitura, para ser recolhido pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Oliveira (ASCOL) e o material não aproveitável foi incinerado. No caso de produtos agropecuários e agrícolas, Ildeano lembra aos produtores rurais que recipientes, vasilhas, seringas, agulhas e outros artefatos precisam ser devolvidos aos locais em que foram adquiridos, para o descarte correto.
Disse o ambientalista que o projeto está somente no começo e que novas ações serão realizadas, sempre que necessário. Por isso, espera contar com a colaboração da população, não descartando lixo de forma irregular e denunciando crimes ambientais.
Comments