Benfica F. C.
A direção da Escola de Futebol do Benfica iniciou o projeto intitulado “Talentinhos do Benfica” em abril de 2023 no Estádio Coronel Benjamim Guimarães, o histórico campo do Fabril. O local estava totalmente abandonado e foi recuperado pela Prefeitura Municipal de Oliveira, que firmara em abril de 2022 um acordo com a cúpula direcional do Esporte Clube Fabril. Apenas no último ano, a “escolinha” do Benfica conseguiu importantes parcerias, redundando em investimento na faixa de R$ 30 mil, aplicados no próprio estádio e na estruturação do projeto.
Esse alcance sócio-esportivo possibilitou angariar recursos junto a órgãos como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Ministério Público, além de diversos colaboradores e de algumas empresas. Os recursos advindos do TJ e MP referem-se às penas de prestação pecuniária pagas pelos infratores e direcionados a projetos de entidades que, devidamente cadastradas, recebem para o seu devido funcionamento. Os recursos servem para aquisição de materiais diversos e custeio de outras atividades inerentes à entidade beneficiada.
O “Talentinhos do Benfica”, cujos passos iniciais foram dados no Estádio José dos Santos em março de 2020, ainda conseguiu captar recursos pela Lei estadual de incentivo ao Esporte, por meio de dedução do ICMS. O projeto é totalmente gratuito e conta hoje com 120 crianças e adolescentes atendidos, na faixa etária de 06 a 13 anos de idade.
O contrato entre Benfica e Prefeitura para exploração do Estádio Coronel Benjamim Guimarães vai até janeiro de 2025, com margem para renovação se houver interesse de ambas as partes
Comments