O estilista, fotógrafo e escritor oliveirense Juan Andrade conquistou o que se pode chamar de um grande prêmio. Após conhecer e se apaixonar pelo trabalho da dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira Lia de Itamaracá, considerada a mais célebre cirandeira do Brasil, decidiu criar para ela uma roupa (look), algo que pudesse refletir o estilo, as raízes e a grandeza natural da consagrada artista pernambucana.
O resultado não poderia ter sido melhor. Dias depois de enviar o look pronto a Lia, recebeu de volta um vídeo com a artista, não apenas vestida com as peças por ele criadas, mas com um largo sorriso nos lábios afirmando: “Obrigado, Juan Andrade. Amei a roupa. Muito linda. Que delícia! Vou para a praia tirar muitas fotos com ela, viu? Amei mesmo, de coração!”
“Sempre me interessei pela voz, pela música, pela história e ainda mais pela versatilidade de Lia. Ela é um ícone da música e da cultura brasileira, podendo-se dizer até mundial”, argumentou Juan à GAZETA DE MINAS, destacando que Lia tem uma relação muito forte com suas raízes, com a Ilha de Itamaracá, onde vive, em Pernambuco, com a cultura, com as pessoas, com a roda de ciranda, com sua identidade e com a areia e as ondas do mar, fonte de inspiração para compor.
Por todos esses motivos e pelo encantamento com a voz poderosa e o carisma de Lia, Juan se interessou por sua história, música e trabalho. E nada melhor do que envolver a moda, criando um look único para ela. Daí surgiu a ideia de criar algo especial, como forma de presenteá-la. Juan usou seus conhecimentos na criação, desenvolvimento de estampas e seu interesse pela cultura para compor as peças.
Tomou como referência o estilo usado por Lia, roupas mais amplas, com movimento, frescas e coloridas. Para criação da estampa, ele usou uma colagem feita manualmente com recortes de imagens que remetem à cultura, riquezas e belezas do Nordeste, dentre elas a xilogravura, os tambores, fitinhas do Bonfim, artesanato indígena, cores e flores para celebrar Lia. No bordado, matizes e formas de folhas coloridas, remetendo à natureza. Para Juan, a junção da estamparia exclusiva, com bordado e o apoio de pessoas importantes para realização do trabalho, foram essenciais. O estilista contou com ajuda da bordadeira Elanir Adelina, da costureira Sandra Helvécio e de Lili Nascimento, designer da equipe de Lia.
Formado em Moda desde 2018, Juan Andrade desenvolve projetos e trabalha na área atuando como estilista em Pará de Minas (MG).
Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida como Lia de Itamaracá, tem 78 anos, possui 3 biografias e levou o ritmo para vários lugares do mundo, enaltecendo o Brasil, o Nordeste, Pernambuco, a ilha, sua própria história e legado. É patrimônio vivo da cultura de Pernambuco, doutora honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco, considerada diva da música negra pelo jornal The New York Times. Além da música e da dança, Lia tem história no cinema e na moda. Já participou de filmes e curtas, dentre eles: Recife Frio, Formiga Come do Que Carrega, Bacurau (como Dona Carmelita) e mais recentemente participou da série da Netflix “Santo”. Também marcou presença no São Paulo Fashion Week, em 2021.
Kommentare