top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

Raio danifica balizamento noturno do aeroporto


Maycon Richard

Balizamento permite pousos e decolagens à noite.


Um raio que atingiu o Aeroporto Deputado José Aldo dos Santos, em Oliveira, danificou o gerador do sistema de iluminação e algumas lâmpadas de sinalização noturna, que garantem a segurança nos pousos e decolagens feitos no período da noite. Com a queima do gerador, o balizamento não pode funcionar em caso de falta de energia na rede pública de iluminação. De acordo com a Prefeitura de Oliveira, não existe ainda previsão para a aquisição de um novo aparelho e também para a substituição das luminárias queimadas.


De acordo com o secretário municipal de Administração, Luis Eduardo Silva Pereira, responsável pela gestão do aeroporto, a compra do novo gerador deve ficar em aproximadamente R$ 18 mil. Ele informou que o Executivo vem buscando parcerias para cobrir os custos e que já estão sendo adquiridas lâmpadas novas para a troca.


O secretário destacou que é importante a compra de um novo gerador para garantir a segurança de pilotos e passageiros nos vôos noturnos que decolam ou pousam na pista de Oliveira. O funcionamento durante o dia e em condições meteorológicas normais não foi alterado.


Conforme as normas de segurança dos aeródromos brasileiros, que são os aeroportos e helipontos, as pistas precisam ser sinalizadas durante o dia e à noite, dependendo de sua altura e localização, a fim de prevenir acidentes aéreos. Essa sinalização é chamada de balizamento, que pode ser diurno, por meio de pintura de solo e luzes específicas, ou noturno.


O balizamento noturno das pistas deve ser composto por luzes que, em hipótese alguma, possam ofuscar – pois isso colocaria em risco a segurança da tripulação, dos profissionais e das pessoas que estejam na área. São usadas cores diferenciadas para indicar aos pilotos o início, o meio, a aproximação do final, e o local exato onde a pista termina.


O aeroporto de Oliveira está situado a 982 metros de altitude, possui pista de 1.180 metros de extensão por 18 metros de largura, com superfície de asfalto e duas cabeceiras. Toda a manutenção do aeródromo é feita pela Prefeitura, que não cobra nenhuma taxa para as operações no local.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page