Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Oliveira
Bispo à porta da Catedral Diocesana bate com a haste da cruz
após a execução do Hino “Gloria Laus et Honor”.
A Semana Santa em Oliveira, contada entre as mais tradicionais de Minas Gerais, continua a surpreender com os resgates musicais feitos pelo Grupo Musical Vocalis Barroco e pelo Coral Professsor Múcio Lo-Buono. As peças musicais, em sua maioria, são retiradas dos arquivos da Paróquia Nossa Senhora de Oliveira, localizado na igreja Catedral. Por meio de tais resgates, pode-se vislumbrar a riqueza cultural que se manteve por décadas sem pesquisas e edições, tarefas realizadas atualmente pelo músico e regente do Grupo Vocalis Barroco, Lívio Pereira.
O Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor contará com uma vasta programação musical. A Procissão de Ramos, que acontece na manhã de domingo após a benção dos ramos na igreja Matriz Nossa Senhora de Oliveira, começou a ser praticada, julga-se, na Palestina, de onde se propagou pela Igreja latina, durante o sexto e sétimo séculos. Representa a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.
A celebração será iniciada com a antífona Hosana Filio David do compositor Manoel Dias de Oliveira (1738-1813). À saída da procissão, após a benção dos ramos, será executada a antífona Cum Apropinquaret Dominus, de autoria do compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805). Tal música, com letra retirada do Evangelho de Mateus, Capítulo 21, narra que Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide à aldeia que está defronte, e logo encontrareis uma jumenta presa, e com ela um jumentinho. Desatai-o e trazei-me. Se alguém vos perguntar algo, digam que o Senhor precisa dele”.
Festiva e solene é a entrada do Senhor em Jerusalém. Assim também, entre cânticos, acordes de Lira Municipal Oliveirense e repiques dos sinos, sairá a Procissão da Matriz Nossa Senhora de Oliveira rumo à Catedral Diocesana, que se encontrará a portas fechadas.
À porta da Catedral
À chegada da Procissão, dois coros de cantores, alternadamente, entoam um Hino vibrante de louvor a Cristo Rei. Representam o povo aclamando o Messias. Nesse momento executa-se a antífona Gloria Laus eor representa os peregrinos da terra que caminham com Cristo Rei e Salvadort Honor com letra de Teodulfo de Orleans e melodia de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805). As portas fechadas significam as portas do Reino Celeste. Neste contexto, o coro menor representa os anjos do Reino de Deus que cantam nos céus, e o coro mai, que conduz o seu povo ao céu. “O céu e a terra, proclamam a Vossa glória. Hosana no mais alto dos céus. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.”
Ao término do Hino, o senhor bispo bate três vezes com a haste da Cruz na porta fechada da Catedral, e ela se abre. Por esta cerimônia se amplia o simbolismo da Procissão. A humanidade inteira bate com a Cruz de Cristo às portas do Céu, que se abrem ao ingresso de todos “os Justos”, até o dia do último Juízo.
Após a entrada e acomodação dos fiéis na Catedral, como rito de entrada solene do bispo, entoa-se a antífona Ingrediente Domino, de autoria de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805). Por ela, aclama-se a entrada de Cristo Rei na Cidade Santa, a Jerusalém do Alto, clamando com louvores: “hosana nas alturas”.
Os coros na Semana Santa
O Grupo Musical Vocalis Barroco, sob a regência de Lívio Pereira, realizará as partes musicais das missas de terça-feira, antes da Procissão do Encontro, e de quarta-feira, antes da procissão de Dores, ambas na Capela Nosso Senhor dos Passos. Nelas, se executarão peças musicais resgatadas do Arquivo Paroquial, próprias para as missas solenes, todas em latim.
O Coral Professor Múcio Lo-Buono, sob regência de Núbia Mártires, seguirá com a execução dos motetos durante as procissões, entoados durante suas paradas junto às “capelas-passo”, também chamados de “passinhos da Paixão”.
As solenidades continuarão como de costume até o Domingo da Páscoa, quando se concluirá mais uma tradicional Semana Santa em Oliviera, com a Procissão do Triunfo de Nossa Senhora da Glória, que contará com a execução das peças musicais Surrexit Dominus Vere, do compositor Manuel Dias de Oliveira (1738-1813), e Regina Caeli, obra musical oferecida à cidade de Oliveira por seu primeiro bispo, dom José Medeiros Leite.
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