Dias depois de ter o trânsito liberado, a rua já precisou de reparos. - Foto: Carlos Augusto Mattos
Os relatos sobre obras mal executadas e com diversos tipos de problemas já se tornaram recorrentes durante as reuniões da Câmara Municipal de Oliveira. Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (10) o assunto voltou a ser discutido. Parlamentares apontaram defeitos na obra recém concluída na Rua Walquíria Fernal Lobato, Bairro Progresso. Na via foi construída rede de captação de águas pluviais, recomposição do calçamento e instalação de grades nos bueiros, mas menos de uma semana após a liberação do trânsito, a rua já apresenta problemas.
O vereador Cleyton Murilo da Silva (PDT), que possui um supermercado nas proximidades e passa pelo local todos os dias, observou que a rua se tornou uma importante saída do Bairro São Sebastião e se não houver um estudo mais aprofundado, o trânsito de veículos pesados pode causar mais danos. Cleyton Murilo questionou a durabilidade dos serviços, lembrando que em muitos casos o dinheiro público está sendo aplicado de forma incorreta. Para o parlamentar, a execução de obras é importante, mas desde que sejam feitas com qualidade.
Antônio Ananias de Sousa (MDB) disse que em muitas obras o dinheiro está sendo jogado pelo ralo, como na Walquíria Fernal Lobato, onde os bloquetes já estão se soltando em alguns pontos. Salientou que o serviço demorou seis meses para ser concluído e disse esperar que as chuvas fortes não arranquem o calçamento, como aconteceu no início do ano. Ele comentou ainda que, se fosse em outro local, a rua teria sido asfaltada e a obra ficaria melhor. O parlamentar falou de outra obra em execução no distrito industrial Eduardo Abdo, que na sua avaliação em pouco tempo vai ser danificada com o trânsito de veículos pesados.
Já o vereador Sirley Clécio da Silveira (PDT) salientou que vinha cobrando melhorias para a rua desde seu mandato anterior, entre 2013 e 2016, e que as obras executadas eram reivindicadas pelos moradores da região há mais de duas décadas. Ele disse, no entanto, que o mais importante é que o trabalho foi feito e a colocação de manilhas para escoamento da água de chuva ficou de excelente qualidade. O parlamentar acrescentou que, embora ainda não tenha ocorrido nenhuma chuva forte na cidade depois de seu término, as melhorias ainda não passaram por um teste, porém disse acreditar as enxurradas não vão mais arrancar os bloquetes.
Sirley Clécio admitiu que o calçamento ainda deixa a desejar, no entanto disse estranhar como algumas coisas se tornam difíceis em Oliveira. Ele informou que foram feitas denúncias ao Ministério Púbico por pessoas que pediam o embargo da obra e salientou que felizmente o trabalho está praticamente concluído e em breve será construído um supermercado no local, valorizando as residências nas proximidades. Gilmar Sebastião Cândido (PSC) foi outro que falou a respeito de um deslocamento das grades dos bueiros e de alguns bloquetes. Ele também questionou sobre a qualidade das obras contratadas pela Prefeitura, afirmando que em muitas delas o dinheiro público está sendo jogado fora.
Comments