top of page
Foto do escritorLeonardo José da Rocha

SAAE alerta para escassez de água


MM Filmagens

Estação de tratamento de água de Oliveira. Diminuição dos níveis pode afetar a cidade.


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Oliveira divulgou comunicado alertando a população sobre o período de seca que, aliado ao aumento do consumo, já afeta a normal distribuição de água potável. Mudar alguns hábitos e evitar o desperdício são atitudes essenciais para manter a cidade devidamente abastecida. A autarquia informou que as altas temperaturas constatadas nos últimos sete dias elevaram a demanda e, em consequência, alguns pontos da cidade ficaram desabastecidos durante o final de semana e na segunda-feira, 25 de setembro. Os principais pontos de captação apresentam níveis satisfatórios de água, porém, a direção do órgão pediu consciência e colaboração.


Diz a nota que, devido ao longo período de estiagem e ao alto consumo dos últimos dias, os níveis dos reservatórios estão abaixando. O comunicado salienta que os três principais pontos de captação, no Bom Retiro, Pontilhão de Areia e Rio Jacaré, além dos poços em diferentes pontos, estão sendo acionados 24 horas por dia para garantir o suprimento. Acrescenta que os servidores trabalham sem descanso na estação de tratamento, mas o consumo tem aumentado de forma desproporcional.


Conforme o diretor da autarquia, Rômer Silva Castanheira, o SAAE mantém as condições de abastecimento da cidade, com quantidade e qualidade satisfatórias. Ele acrescentou, porém, que, com o aumento da temperatura, foi observado um grande nível de desperdício, com práticas incorretas de muitas pessoas, enchendo piscinas, lavando veículos e calçadas com mangueiras. Rômer pediu à população que faça economia, pois devido ao consumo desordenado, a água não chega ou chega com pressão mais baixa a algumas residências.



Onda de calor

O aumento da temperatura e os baixos índices de umidade relativa do ar representam riscos à saúde, principalmente de idosos e crianças. Neste momento a Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reforça que nestes dias é importante se atentar para a ingestão de água, evitando sua substituição por bebidas adocicadas, como refrigerantes, néctares, sucos artificiais e bebidas alcoólicas. Também é importante,neste período, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; utilizar roupas leves, bonés ou chapéus e protetor solar; deixar as janelas abertas em casa e em veículos sem ar-condicionado; manter ambientes úmidos com toalhas molhadas, umidificadores de ar ou mesmo baldes com água e tomar banhos ligeiramente mornos, evitando a mudança brusca de temperatura.


Urina escura, cansaço, pele ressecada e até prejuízo na função renal indicam a ingestão insuficiente de água, o que faz com que o corpo apresente sinais que vão bem além da sensação de sede e de boca seca. Em caso de transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarréia, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atendimento.


Para evitar um possível quadro de desidratação, em geral recomenda-se a ingestão média de dois litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar, dependendo da temperatura, atividades que a pessoa realiza e se estará exposta ao sol. (Com informações da Agência Minas)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page