Marcelo Praxedes
Diretor destacou os 100% de água tratada e 98% de esgoto tratado.
Os 55 anos de fundação e funcionamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), unidade de Oliveira, foram comemorados com uma solenidade na noite de segunda-feira (23), no Oliveira Clube. Além dos servidores do SAAE, todos portando camisa alusiva ao aniversário, o evento contou com a presença de convidados, entre eles a prefeita Cristine Lasmar (MDB), vereadores, secretários municipais, representante do Corpo de Bombeiros Militar e diversas pessoas da sociedade civil oliveirense.
O diretor da autarquia, Romer Castanheira, apresentou uma análise das ações da autarquia nos 55 anos de operação em Oliveira, com destaque para o fato de a cidade atualmente usufruir de 100% de água tratada e esgoto coletado e 98% de esgoto tratado. “Somos hoje referência nesse ponto, sendo que cidades e metrópoles de todo o Brasil ainda não chegam a esses números”, enfatizou.
Romer citou que foi realizado, neste ano, um concurso público que resultou, até o momento, na contratação de 28 profissionais. Segundo ele, há mais de 10 anos a autarquia não realizava concursos. Disse o diretor que há alguns anos o SAAE enfrentava uma situação financeira delicada e que com a adoção de uma direção advinda do quadro de servidores de carreira, houve uma mudança drástica de perspectivas. “Eliminamos um container que nos custava 12 mil reais por ano na ETE e construímos uma sede própria para os operadores. Reduzimos, só de massa asfáltica para recomposição de vias, quase 80 mil reais por mês; otimizamos nossa estação de tratamento de água na parte de produtos químicos, de forma que com a aquisição de um novo produto, o clorogás, reduzimos uma conta de 900 mil reais por ano, para 90 mil”, observou.
Enumerou ainda o diretor a sonhada reforma da Estação de Tratamento de Água, que não acontecia desde o ano 2000; o superávit financeiro que não acontecia há muitos anos e os investimentos na adução, captação e tratamento de água de forma qualitativa, proporcionando índices elevados e que em 2024 será iniciada a fase dois do Rio Jacaré, com nova rede possibilitando a captação de mais água para a estação. “Além disso, estamos com projetos de aquisição de mais um reservatório para um milhão de litros na região do Alto São Sebastião”, afirmou.
Romer informou que a autarquia foi contemplada com uma verba de 500 mil reais do Programa Produtores de Água, destinados a finalizar obras para mais de 13 produtores rurais no entorno do principal ponto de captação de água, o Córrego dos Bois. De acordo com o diretor, cada produtor rural foi remunerado para cuidar da sua propriedade e assim produzir água com maior qualidade e quantidade.
Destacou o diretor que os servidores do SAAE têm ciência de todos os processos e que a gestão atual não decide sozinha. “A direção ouve cada servidor, recebe opiniões, votos, marca reuniões e assim o SAAE acaba sendo construído por várias mãos, fazendo que todos alavanquem o seu lugar de trabalho, o seu ganha pão”, enfatizou.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oliveira foi criado no dia 22 de Outubro de 1968, época em que o abastecimento de água ainda era feito por meio de captação em pequenos mananciais superficiais e alguns poços artesianos, sem tratamento algum. Em outubro de 1968 foi criada a Autarquia Municipal, por meio da Lei nº. 862. Em fevereiro de 1969 o município firmou convênio com o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) para a administração, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água de Oliveira. Em maio do mesmo ano foi instalado o SAAE de Oliveira, autarquia municipal com autonomia administrativa e financeira.
Sobre o SAAE leia o editorial “Água pura”, na página 2 desta edição.
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