A Prefeitura de Oliveira, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou a adoção de medidas como precaução para evitar que a Covid-19 volte a se espalhar no município. Diante do aumento de casos pelo país e da circulação de novas linhagens da variante Ômicron, com ênfase na sublinhagem BQ.1, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras de proteção. A orientação do governo é voltada especialmente para idosos e pessoas em grupos de risco. Conforme nota técnica divulgada pelo órgão, entre 06 e 11 de novembro foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos em decorrência do vírus.
Na quarta-feira (16) a secretaria municipal da Saúde, Elisângela Neto, se reuniu com o diretor da Vigilância Ambiental e Sanitária Célio Damasceno, a coordenadora da Atenção Primária Fernanda Sabino e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Fernanda Martins, para definir medidas para o combate a um possível retorno da doença.
As primeiras medidas adotadas incluem orientações às equipes de enfermagem dos postos do Programa Saúde da Família (PSF) sobre a realização de testes para os casos suspeitos da doença, acompanhamento dos casos em isolamento e notificação à Secretaria Municipal da Saúde. Os laboratórios de análises clínicas particulares também estão sendo orientados a notificarem os testes positivos à Secretaria Municipal da Saúde.
Os funcionários da Secretaria pretendem se reunir com os membros do Comitê Municipal de Enfretamento à Covid-19 para, se houver necessidade, reeditar algumas medidas de combate à doença. Por enquanto, continua sendo mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todas as unidades de saúde, incluindo clínicas, farmácias e drogarias, do município e a recomendação do uso do artefato em locais fechados.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em novembro, até nessa quinta-feira (17), foram registrados quatro casos da doença, com dois ainda ativos e dois recuperados. No mês de setembro não foi registrado nenhum caso e em outubro houve o registro de dois, ambos recuperados.
A vacinação contra continua a ser realizada nos postos do PSF. Entretanto, houve uma queda na procura pelas doses de reforço do imunizante. Na quinta-feira, a primeira e segunda doses de reforço, destinadas a pessoas de todas as idades, permaneciam em 92,78% e 91,99% respectivamente. A terceira dose, destinada a pessoas acima de 12 anos, estabilizada em 79,64% e a quarta dose, para maiores de 40 anos e profissionais da saúde, havia atingido apenas 62,16%.
A Secretaria Municipal da Saúde voltou a lembrar à população que a vacina é a melhor arma contra a Covid-19, e orienta as pessoas para que procurem as unidades de saúde em que são cadastradas, para completar o esquema vacinal.
Comments