O potencial do município de Oliveira para o turismo religioso, podendo ser incluído na rota de peregrinação à cidade de Aparecida, foi um dos temas discutidos durante o Segundo Seminário de Desenvolvimento Turístico de Oliveira, que aconteceu na noite de segunda-feira (24), no Oliveira Clube. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com a participação de diversos órgãos. O encontro representa um passo importante para inserir o município no mercado de destinos turísticos.
Durante o seminário aconteceu a apresentação da vocação turística de Oliveira e a proposição de produtos turísticos a serem comercializados pelo município. Dos cinco produtos potencias a serem desenvolvidos, a prioridade de implantação será para o produto “Caminhos da Fé, que propõe a peregrinação entre os santuários de Aparecida, dada a singularidade de Oliveira por possuir o primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Minas Gerais, o segundo mais antigo do Brasil. O foco será voltado para a estruturação da rota, interligando Oliveira à rota nacional de peregrinação à cidade de Aparecida.
Os outros produtos sugeridos serão executados aos poucos, desde que se consigam os recursos necessários e parcerias com a iniciativa privada. São eles Walking Tour Histórico: Olhares para Oliveira; a rota Oliveira em sabores, mineiridade à mesa; caminho Carlos Chagas: de Oliveira para o mundo e cicloturismo Morro do Ferro. O mapeamento das potencialidades turísticas do município e a apresentação dos cinco segmentos a serem estruturados para a comercialização da cidade enquanto destino turístico foram elaborados por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), com o município de Oliveira, que recebeu uma consultoria especializada em destinos turísticos.
A prefeita Cristine Lasmar (MDB) fez a abertura do evento, quando ressaltou a importância do turismo e os benefícios provenientes dessa prática em toda a cadeia produtiva. O técnico e analista do SEBRAE-MG, Denis Magela da Silva, reiterou o apoio do órgão nas ações de desenvolvimento turístico de Oliveira para a segunda etapa do projeto, que será implantada para a estruturação de um produto turístico local. O presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Encantos de Minas, Alex Tiso, e a gestora Chyntia Assis, apresentaram o progresso da instância desde a instituição do novo nome e fortalecimento na nova marca e também ressaltaram a importância de Oliveira para a IGR.
Logo após houve a apresentação de Eduardo Valente, que explicou a Rota Picada de Goyáz e agradeceu a parceria e pioneirismo de Oliveira com a instalação do primeiro totem ainda em 2021 e agora com o lançamento do Passaporte Picada de Goyáz, juntamente com o carimbo com a marca turística da cidade de Oliveira. O secretário municipal Turismo, Kilder Pinheiro e o diretor municipal de turismo, Sandro de Rezende Lara, apresentaram o passaporte e explicaram o funcionamento do mesmo e como fazer para adquiri-lo. Eles ainda fizeram a apresentação do selo do turismo, que será disponibilizado para empreendimentos de Oliveira que se adequarem às normas de qualidade na prestação de serviços turísticos, entre eles bares, restaurantes, hotéis, pousadas, e outros relacionados à cadeia produtiva do turismo e que poderão se cadastrar para regularização e obtenção do selo.
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