Câmara
Quem acompanha os movimentos políticos de Oliveira vê tendência de mudanças de postura de parte dos integrantes da Câmara de Vereadores de Oliveira. Não que isso seja uma novidade. Desde o início da atual legislatura que parlamentares que conquistaram o cargo em campanha ao lado da atual gestão do Executivo se posicionaram na oposição, enquanto outros se candidataram como oposição e desde que assumiram mandatos integram a base governista, com forte apoio ao Executivo. Mas parece que novos movimentos podem alterar a correlação de forças na Casa. Algo a se acompanhar nas próximas votações.
Primavera
Depois de uma saraivada de críticas nas últimas semanas pela falta de iniciativas culturais do município, finalmente foi anunciada a volta do Festival da Primavera, promovido pela Fundação Casa de Cultura Carlos Chagas, que deixou de ser realizado nos últimos dois anos devido à pandemia. Por enquanto, pouquíssimos detalhes da programação foram divulgados, como os shows de Oswaldo Montenegro e Moacyr Franco, além de “exposições” e “apresentações”, entre outros. Até outubro – o festival tem início dia 3, um dia após as eleições – ainda há tempo para que o evento seja melhor definido. Independentemente, toda iniciativa do gênero é bem vinda.
Covid
Antes do início do festival, por sinal, seria prudente que a população adotasse algumas medidas básicas para evitar uma nova proliferação descontrolada da Covid-19. Graças ao avanço da vacinação, a gravidade dos casos da doença diminuiu drasticamente. Mas a retomada de uma linha ascendente de infecções é óbvia, principalmente pelo total abandono de qualquer tipo de prevenção, como o uso de máscaras em locais fechados. Em junho, foram confirmados 319 casos, quase dez vezes as confirmações de maio. E sem contar a falta de testes, que não estavam disponíveis no hospital ou postos de saúde no mês passado, além daqueles feitos em farmácias ou clínicas, que não entram na contagem oficial.
Modernos Eternos
Está chegando ao fim a oportunidade de conferir pessoalmente uma coletânea de obras de arquitetura, design, decoração, moda e outras expressões artísticas. Termina no próximo domingo (10) a edição 2022 do Modernos Eternos BH, evento cultural que reúne peças vintage, antigas e contemporâneas em meio a um ambiente de muita arte, cultura, gastronomia e entretenimento. Entre as peças desta edição há modelo criado pela estilista e empresária oliveirense Nêm Campos, além de outros do chamado Grupo Mineiro de Moda. O evento é realizado no edifício P7 Criativo, na Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte.
PEC do segundo turno
É uma afronta não só às leis e à moral, mas também à inteligência da população, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria um pacote de bondades a três meses das eleições. Tem toda razão o procurador Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), que pediu investigação por ver na medida um “subterfúgio” para driblar a legislação eleitoral, que veda criação ou aumento de programas sociais em ano eleitoral. Ao invés de adotar ações estruturantes ao longo de sua gestão, o presidente Jair Bolsonaro (PL) quer instituir estado de emergência para liberar aumento de gastos com benefícios para a população mais carente. Como se só agora o problema tivesse surgido. E como se fosse acabar milagrosamente em 2022, já que todos os benefícios vão apenas até o fim do ano. É o óbvio desespero com a possibilidade de as eleições presidenciais serem decididas no primeiro turno, como aponta a maioria das pesquisas.
Aniversário
A coluna deseja parabéns à prefeita Cristine Lasmar pelo aniversário, comemorado na última quinta-feira (6). Apesar das críticas a determinadas questões da administração – como ocorre em qualquer gestão pública –, felicidades e muito boa sorte para a primeira mulher à frente do comando da cidade.
Comments