A raridade faz chamadas e mostra os primórdios da telefonia.
Aparelho telefônico centenário instalado em Oliveira.
Um telefone fabricado em 1904 está em funcionamento na residência de seu proprietário, Júlio Lima, na Rua Venâncio Carrilho, centro de Oliveira. O aparelho ainda utiliza peças originais e passou por uma adaptação, que consistiu na instalação de um anel para a discagem dos números. Originalmente o aparelho funcionava com o uso de uma manivela, que era acionada para enviar um sinal a uma telefonista, que completava a ligação.
Julio Lima explica para colocar o aparelho em operação, foi necessário efetuar a troca de uma bobina e adquirir uma nova linha fixa junto à operadora de telefonia. Ele ressalta a importância do funcionamento do telefone como forma de resgatar parte da história da telefonia no mundo. “É comum a existência de telefones desse tipo em vários lugares, principalmente em museus, mas aparelhos que ainda funcionam, como o que existe aqui em Oliveira, devem ser são raros”, enfatiza.
Em sua página na rede social Facebook, Júlio Lima procura preservar fatos importantes de Oliveira, entre eles, o pioneirismo do senhor Amaro Ferreira Rosa, que instalou em sua residência, na Rua João Chagas Lobato, o primeiro posto telefônico a magneto. Ele lembra que o posto telefônico continuou operando mesmo depois de Oliveira estar ligada ao serviço de interurbano.
Júlio explica que sistema de magneto funcionava com uma fonte de alimentação sempre próxima ao equipamento, para alimentar a transmissão de voz. Os telefones eram ligados à rede central por fio e havia uma manivela que o assinante movia para chamar o posto. Era a telefonista que fazia a ligação, conectando o assinante ao ramal desejado. Quando queria terminar a ligação, o assinante movia a manivela em sentido contrário e desta forma a telefonista recebia o sinal de desligar. A telefonista tinha também uma manivela na mesa telefônica e avisava para o outro telefone de destino, chamando por meio da campainha.
A invenção do telefone é creditada ao norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922), de 29 anos, que recebeu a patente no dia 7 de março de 1876. O aparelho mudaria a maneira como as pessoas se comunicam em todo o mundo, culminando com os atuais “smartphones”, com tecnologia de conexão em 5g.
Comments