Foi realizada na noite de sexta-feira (25) a formatura da primeira turma de atiradores da nova fase do Tiro de Guerra 04-017, sediado em Oliveira. Ao todo, 50 atiradores participaram da cerimônia de encerramento de instrução, comandada pelo subtenente Edmar Oliveira. Desde fevereiro deste ano os atiradores vinham participando de aulas e diversas atividades relativas à vida militar.
O Subtenente Edmar destacou que a capacidade dos atiradores foi reconhecida e testada por meio de instruções, serviços de escalas, tiros, marchas, treinamentos, formaturas e missões diversas. “Vocês ficarão na história. Agradeço à minha equipe, que não mede esforços para o sucesso do TG 04-017, ao Executivo Municipal pelo investimento e apoio prestados durante o ano, ao Legislativo, aos órgãos de segurança pública, aos ex-atiradores, aos amigos e amigas do TG, ao comércio, que gentilmente nos ofertou brindes para presentearmos os atiradores”, manifestou o chefe de instrução.
A solenidade contou com a presença da prefeita Cristine Lasmar (MDB), vereadores, juiz de paz Antônio Carlos Barcellos, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, amigos e familiares dos novos reservistas.
Trinta e três anos após encerrar suas atividades, Oliveira voltou a contar com uma unidade de Tiro de Guerra, implantada pelo Exército na antiga sede da Polícia Militar, no Bairro São Sebastião, mediante negociações entre a instituição e a Prefeitura, por iniciativa do vereador Ronaldo de Paula Gonçalves (MDB).
O Tiro de Guerra é uma corporação militar do Exército Brasileiro que forma atiradores e cabos de segunda categoria (reservistas) e são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. Para a instalação do Tiro de Guerra é necessário um acordo firmado entre a Prefeitura e o Comando da 4ª Região Militar, sediada em Belo Horizonte. O Exército fornece os instrutores, que são em geral sargentos ou subtenentes, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações e arca com outras despesas.
Comments